Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGFIL/UFPI realiza o V Colóquio Filosofia da Técnica nos dias 26 a 28 de março

PPGFIL/UFPI realiza o V Colóquio Filosofia da Técnica nos dias 26 a 28 de março

Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 14h37

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPI (PPGFIL), em parceria como o Centro de Educação Aberta e à Distância (CEAD), promove, entre os dias 26, 27 e 28 de março de 2024, o V Colóquio Filosofia da Técnica, que tem como tema Tecnologia e Emancipação: Desafios à Sociedade Contemporânea. O evento, que já é consolidado no programa, ocorre bianualmente e reúne pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais e diversas linhas de pesquisa em torno da questão da técnica e da tecnologia.

Nesta edição, estarão presencialmente os professores: Ivan Domingues (UFMG) e Jairo Dias (UFU); Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI) e Maurício Fernandes (UFPI), ambos são membros do GT Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). O prof. Andrew Feenberg da Simon Fraser University (Canadá) e a profa. Ashley Shew da Virgínia Tech Institute (EUA) proferirão conferência remotamente. Também participarão remotamente os professores(as): Diego Lawler (CONICET-Argentina), Diego Parente (Universidad Nacional Mar del Plata), Beatriz Fainholc (Universidad Nacional Mar del Plata), Dario Sandrone (Universidad de Córdoba), Verônica Calazans (UFTPR), Ângela Miranda (UFRN), Gilmar Szczpanik (UNICENTRO/PR), Cristiano Cordeiro (ITA), Renato Dagnino (UNICAMP).

As submissões de trabalhos seguem até o dia 20/03/2024 por meio do e-mail . As inscrições (para obter certificado) podem ser realizadas até o dia 25/03/2024 no site do evento https://doity.com.br/v-coloquio-filosofia-da-tecnica.

De acordo com um dos organizadores do Colóquio, Maurício Fernandes: “O evento oferece um importante espaço de reflexão e pesquisa sobre um dos fenômenos fundamentais e expressivos da espécie humana, tanto antropologicamente quanto socialmente, a saber: o fenômeno tecnológico. O evento também contribui para a consolidação das pesquisas em Filosofia da Tecnologia e da Técnica na UFPI e no Piauí, bem como fomenta o debate transdisciplinar sobre tal fenômeno, por isto, convidamos a toda a comunidade acadêmica da UFPI e demais instituições no Piauí a participarem”, ressaltou.