Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “Conhecimento Tradicional em defesa da Floresta de Babaçu” é tema da Aula Inaugural do Mestrado em Antropologia
Início do conteúdo da página

“Conhecimento Tradicional em defesa da Floresta de Babaçu” é tema da Aula Inaugural do Mestrado em Antropologia

Imprimir
Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 10h46

Aula_Inaugural_PPGANT.png

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza a Aula Inaugural do semestre 2024.1. A discussão terá como tema “Conhecimento Tradicional em defesa da Floresta de Babaçu”, sendo ministrada por Francisca Rodrigues dos Santos - Chica Lera, uma liderança conhecida e reconhecida nacionalmente pela sua atuação no movimento das quebradeiras de coco babaçu. 

A Aula Inaugural tem a pretensão de iniciar o semestre homenageando as mulheres de uma forma bastante significativa. Chica Lera é integrante de um coletivo, que se estima ser o maior movimento de mulheres da América Latina, o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu, formado por mais de 400 mil mulheres e com atuação no Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, a professora Carmen Lima, destaca outro motivo que evidencia a importância de iniciar o semestre com esta atividade: “O mestrado em Antropologia da UFPI possui cotas para indígenas, quilombolas e quebradeiras de coco babaçu. Para nossa alegria, na seleção realizada no semestre passado, pela primeira vez, três quebradeiras de coco babaçu participaram e foram aprovadas. A presença delas no PPGANT é um marco para inclusão desta comunidade tradicional na pós-graduação em nossa universidade”.  

Saiba mais sobre Chica Lera

Liderança do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), ela autora do Livro “Chica Lera: a história dos movimentos sociais e a luta das Quebradeiras de Coco Babaçu”, integrante do Grupo "As Encantadeiras". Recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado do Piauí e a medalha Ordem Estadual do Mérito Renascença.

Fim do conteúdo da página