Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Quinteto Sopro Novo Yamaha ensaia para concerto no Cine Teatro da UFPI
Início do conteúdo da página

Quinteto Sopro Novo Yamaha ensaia para concerto no Cine Teatro da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Nesta sexta-feira (25), o Quinteto Sopro Novo Yamaha se apresenta no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, às 15 horas. O grupo veio a Teresina com o objetivo de divulgar o trabalho com flauta doce e selar uma parceria com a UFPI, cujo objetivo é capacitar profissionais para atuarem no ensino da flauta.

No período da manhã, o quinteto realizou ensaiou no Auditório de Música da UFPI. A coordenadora do Programa Sopro Novo, Cristal Velloso, declarou que a expectativa é de grande público. "Queremos que as pessoas venham, façam perguntas e que se interessem pelo trabalho que nós desenvolvemos com muito carinho". O grupo é formado pelos artistas: Cristal Velloso, Marcio Soares, Maurílio Silva, Marta Roca e Joseli Lopes.

Segundo a coordenadora do Curso de Música da UFPI, Paula Molinari, a apresentação do Quinteto tem como objetivo apresentar ao público o trabalho profissional com a flauta doce e a partir disso despertar o interesse das pessoas pelo instrumento. "Essa é a primeira apresentação de uma série de concertos que queremos promover juntamente com cursos de capacitação", afirma.

Parceria UFPI e Yamaha

Segundo a Prof. Paula Molinari, a parceria entre a UFPI e a Yamaha tem o objetivo de desenvolver uma série de projetos. O primeiro curso que será desenvolvido é o de Pós-Graduação em Docência da Flauta Doce. "Alguns alunos de Música da UFPI se interessam pela flauta doce, mas o que acontece aqui e na maior parte do Brasil é que os alunos dessa área não encontram profissionais habilitados para darem continuidade à formação. Então, a UFPI abraçou a ideia de criar um centro de formação de formadores com o Sopro Novo", declara.

A coordenadora do Programa Sopro Novo, Cristal Velloso, manifesta a satisfação com a iniciativa da universidade. "Fico feliz em conhecer instituições sérias como a UFPI que realmente se importam em desenvolver esse trabalho e criam essa abertura para trazer o Programa para o Piauí".

Programa Quinteto Sopro Novo

O Quinteto surgiu em 2007 e é formado por profissionais da música que ministram os seminários do programa Sopro Novo, em todo território nacional. O Programa existe há 10 anos e é uma iniciativa da empresa de instrumentos musicais Yamaha voltada para a formação de professores.

Em Teresina, o Quinteto já desenvolveu trabalhos com o Música Para Todos e treinou cerca de 400 professores que, atualmente, trabalham com música nas escolas públicas utilizando a flauta doce como ferramenta. "O Sopro Novo é um trabalho de iniciação musical por meio do instrumento flauta doce. Isso não significa que o instrumento somente sirva para a iniciação à música, mas a flauta doce é uma ferramenta mais acessível e barata que atende mais facilmente as necessidades de escolas públicas", relata Cristal Velloso.

O Sopro novo já treinou mais de 4.000 professores, esteve em 146 cidades no Brasil e em 19 estados diferentes. Com esse trabalho, o Programa já atingiu indiretamente, a partir do trabalho com os professores, uma média de quase 500.000 crianças.

Fim do conteúdo da página