Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do Seminário de Abertura do Pacto Nacional pela Educação
Início do conteúdo da página

UFPI participa do Seminário de Abertura do Pacto Nacional pela Educação

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Fortalecer o ensino médio por meio da formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos. Esse é o objetivo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, ação do Governo Federal que abrange todo o país. Na manhã desta sexta-feira (25), ocorreu a solenidade de abertura do Seminário do Pacto Nacional, que marca o início das ações no Piauí, com a presença de representantes da educação do Estado. 

Representantes da Educação do Piauí reunidos na abertura do Seminário pacto pela Educação

Presente na solenidade, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, afirmou que o Pacto trará resultados positivos para o ensino público do Estado. "O sonho de todo brasileiro é ter acesso a um ensino público de qualidade. Estamos dando os primeiros passos para que esse sonho seja realizado".

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimaétia Lopes, durante solenidade de abetura do evento

O coordenador estadual do Pacto pela Educação e professor da UFPI, Dr. Antônio José Gomes, explica que o projeto objetiva qualificar os professores de Ensino Médio para uma mudança de postura, capacitando-os para a implantação das novas diretrizes curriculares que serão implementadas a partir de 2016 pelo Ministério da Educação. "O Seminário é a mobilização inicial das atividades do Pacto pela educação no Piauí, para tanto, é necessário o apoio não só dos professores, mas também de toda a população piauiense", destaca.

Coordenador Estadual do Pacto pela Educação, Prof. Dr. Antônio José Gomes

Mais de 540 escolas públicas e aproximadamente 10.000 professores estão inscritos para participar da formação continuada. O programa se destina a professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de aperfeiçoamento com carga horária de 200 horas/aula.

Mais de 10.000 professores do Ensino Médio do Piauí estão inscritos no Pacto Nacional pela Educação

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Piauí

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Piauí é um programa de formação continuada em que o professor é formado na própria escola, por meio de cursos ministrados nos finais de semana. Como forma de incentivo, eles recebem bolsa no valor de R$ 200 Reais. Os cursos de formação continuada são ministrados por professores da própria escola, capacitados por um orientador regional.

A UFPI, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) são parceiras na realização do Pacto. O superintende de ensino do Pacto no Piauí, Edjofre Coelho de Oliveira, explica que a meta inicial é melhorar o desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, três grandes áreas avaliadas pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes PISA - Programme for International Student Assessment.

 

 

 

Fim do conteúdo da página