Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mulheres na UFPI: a presença feminina na gestão

Mulheres na UFPI: a presença feminina na gestão

Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 08h40

Selo dia da mulher destaque 03

Das 7 Pró-reitorias, 6 são conduzidas por mulheres

A presença de mulheres em cargos de liderança e gestão tem se tornado cada vez mais constante em diversos setores da sociedade, o que também acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde o público feminino tem ocupado posições de destaque e contribuído para o desenvolvimento e crescimento da instituição. Das 7 Pró-reitorias existentes, 6 são ocupadas por mulheres; e, dentre os órgãos suplementares, a condução feminina também se faz presente em espaços como a Biblioteca, o Restaurante Universitário, a Superintendência de Recursos Humanos e a de Comunicação Social.

Nesta matéria, mulheres que estão em cargos de gestão na UFPI falam sobre sua atuação e perspectivas no ambiente em que trabalham.

WhatsApp Image 2024 03 07 at 16.07.35

Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Professora Keylla Maria De Sá Urtiga Aita

A professora Keylla Urtiga, doutora em Biotecnologia na área da saúde e Coordenadora de Pesquisa e Inovação, setor ligado à Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), tem abraçado o trabalho de fomentar na Instituição o trinômio pesquisa, inovação e empreendedorismo por meio do Programa InovaUFPI. Com o apoio do SEBRAE e da FADEX, o Programa é uma iniciativa pioneira para desenvolver o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes, professores e pesquisadores da UFPI, estimulando a criação de startups e projetos inovadores que possam gerar impacto na sociedade e fortalecer o ecossistema de inovação.

Keylla Urtiga destaca que, apesar dos obstáculos que concorrem para que se possa perseverar e acreditar nas ações de impacto planejadas e executadas em Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a presença de mulheres na gestão é fundamental para trazer uma nova perspectiva e sensibilidade para as tomadas de decisão. “A mulher tem um papel afetivo, de maior zelo e cuidado em tudo que realiza, peculiaridades da nossa natureza que se traduzem em resultados de grande impacto na gestão universitária”, afirma.

Hoje, 9 equipes incubadas, 3 em processo de comercialização de seus produtos inovadores participam do InovaUFPI com propostas aceleradas pelo Programa e com resultados expressivos das startups criadas.

WhatsApp Image 2024 03 07 at 16.04.06

Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Tâmara Muniz Silva

A Professora Virgínia Muniz, Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, destaca a importância da presença feminina em cargos administrativos e considera o entusiasmo e a determinação ingredientes valiosos na conquista e desenvolvimento do trabalho que as mulheres realizam. “Como profissional, aconselho às mulheres que almejam assumir cargos de liderança na gestão universitária que se empenhem, se dediquem e aceitem os desafios que surgirem. Ao enfrentar as adversidades com coragem, mesmo diante de uma sociedade ainda marcada pelo machismo e pelo preconceito de gênero, a atividade de liderança pode se tornar mais prazerosa. Não será fácil, mas enfrentar cada obstáculo com determinação, pode levar ao sucesso profissional”, enfatiza.

WhatsApp Image 2024 03 07 at 16.01.18

Pró-Reitora de Graduação, Professora Ana Beatriz Gomes

Para a Professora Ana Beatriz Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PREG/UFPI), estar em posição de destaque, vai além do inspirar, mas também consiste em representar. “Como mulher negra, assumir o atual cargo é uma conquista inovadora e um desafio imensurável”, enfatiza.

Ela coloca que as relações de gênero, historicamente construídas no Brasil, colocaram as mulheres num lugar subalterno no que tange à ocupação de cargos nas instituições públicas e privadas. “Embora atualmente as mulheres estejam ocupando cargos de reconhecida importância, a participação feminina brasileira nas esferas do poder ainda é exígua. Essa situação é mais gritante no que se refere à participação das mulheres negras. O exercício da gestão se apresenta como desafio e responsabilidade, não apenas por ser permeado por dificuldades, contradições e enfrentamentos diários, mas, sobretudo, por conta das desigualdades de gênero e raça que nos impele a estabelecer uma condução pautada pela equidade", pontua Ana Beatriz.

A Pró-Reitora ressalta, ainda, que uma sociedade igualitária, vem, também, diante de uma transformação em dar oportunidades. Para ela, mulheres negras em cargos de liderança podem transformar a sociedade, conduzindo e propondo mudanças internas, que abram possibilidades de carreira para esse contingente da população brasileira. “A composição de mulheres, especialmente de mulheres negras, na Administração Superior da UFPI é um avanço significativo e provoca uma visibilidade importante, já que representatividade negra desestabiliza a hegemonia numa sociedade majoritariamente machista e racista como é a brasileira", finaliza.