Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI se firma como parceira do Salão do Livro de Parnaíba

UFPI se firma como parceira do Salão do Livro de Parnaíba

Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 16h47

WhatsApp_Image_2024-03-07_at_11.47.45.jpeg

A 9ª. edição do evento está prevista para o período de 17 a 19 de abril, na UFDPar

Na ultima terça-feira (05), representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e da Fundação Quixote estiveram reunidos para firmar parceria que viabilizará a realização do 9º Salão do Livro de Parnaíba (SaLiPa). Na oportunidade, também aconteceu visita técnica para planejamento do evento na UFDPar.

Durante reunião na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, as instituições parceiras dialogaram sobre a proposta de programação, estrutura e período de realização do evento, que está previsto para acontecer de 17 a 19 de abril.

WhatsApp_Image_2024-03-07_at_11.58.10.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O vice-reitor da UFPI Viriato Campelo, sinalizou, desde os contatos preliminares, o compromisso da UFPI em continuar a apoiar os salões que ocorram em cidades para além da capital piauiense. “A UFPI se faz presente em eventos científicos e culturais por todo o estado e se firma como parceira dos salões do livro, oportunidade de levarmos a diferentes públicos e comunidades conhecimento, arte e cultura, com obras publicadas pela editora da Instituição, a EDUFPI, com as produções de nossos docentes e estudantes, além de dialogarmos com outros autores e instituições, como universidades e academias de letras”, destacou Viriato Campelo.

Ele ressaltou, ainda, a importância de Parnaíba no cenário cultural e literário do Piauí, com a presença de músicos, escritores e instituições que endossam a realização do evento na cidade. “Além disso, estudantes, professores, escritores e comunidade, unidos na UFDPar, possibilitarão um ambiente de trocas valiosas em torno do conhecimento”, disse o vice-reitor da UFPI.

Durante a reunião, o vice-reitor pro tempore da UFDPar, Vicente de Paula Censi Borges, reitor em exercício, destacou a importância de sediar o Salão do Livro de Parnaíba. “Será uma oportunidade para a comunidade acadêmica e os diversos públicos em torno da literatura, da música e das artes em geral. A nossa Instituição abraça a ideia e começa a trilhar um caminho para realizarmos um importante evento”, afirmou Vicente de Paula.

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, explicou que o evento será composto por palestras, lançamentos de livros, bate-papos literários e atrações musicais. Nesta edição, o SaLiPa irá homenagear, em vida, o escritor e poeta parnaibano, Alcenor Candeira Filho. “Os salões realizados nos municípios piauienses valorizam nomes da terra e a cultura local, unido essa riqueza às contribuições que trazemos com convidados de outros estados, o que permite trocas e interações no campo cultural”, ressaltou Kássio Gomes.

Também estiveram presentes na visita técnica realizada na UFDPar: a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Samantha Castelo Branco; o Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFDPar, Francisco Jander de Sousa; o Coordenador de Apoio a Graduação, Esporte e Cultura (Prex/UFDPar), Elias Borges do Nascimento Junior; o professor UFDPar Dante Pontes e membro da Academia Parnaibana de Direito (APD); além do escritor parnaibano Diego Mendes da Academia Parnaibana de Letras.