Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI lançam livro sobre o Piauí do século XIX

Professores da UFPI lançam livro sobre o Piauí do século XIX

Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 11h04

image_16.png

Foi lançada a coletânea "O Piauí oitocentista: economia, política, sociedade e cultura", organizada por Pedro Vilarinho Castelo Branco, Teresinha Queiroz, Ronyere Ferreira e Talyta Marjorie Lira Sousa, professores da Universidade Federal do Piauí.

A publicação analisa diferentes aspectos da história do Piauí oitocentista, com capítulos sobre diversas temáticas, dentre elas a história das mulheres, das relações políticas, da imprensa, da escravidão, dos rituais fúnebres, da navegação, do republicanismo, das artes teatrais e dos casamentos.

Cristiano Christillino, professor da Universidade Estadual da Paraíba, ao prefaciar a obra, destacou que o livro expressa os “resultados de um longevo trabalho de estudos, desenvolvidos, sobretudo, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí.” Um esforço coletivo que consolidou a “instituição enquanto um importante polo de pesquisas sobre o Nordeste no século XIX.”

A obra pode ser adquirida junto aos organizadores e no site da editora Cancioneiro.