Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe UFDPar e UESPI para reunião sobre o Mais Médicos

UFPI recebe UFDPar e UESPI para reunião sobre o Mais Médicos

Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 10h40

reunião_projeto_mais_médicos_1.jpg

O Programa Mais Médicos no Estado é supervisionado pela Universidade Federal do Piauí, e a partir de abril terá também a supervisão da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e da Universidade Estadual do Piauí. O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, que é preceptor do Programa, recebeu na quinta-feira (29), representantes da UFDPar e da UESPI para esclarecer sobre os propósitos e expansão do Mais Médicos no Estado.

“A UFPI, além de conduzir na parte acadêmica, também contribui para a formação desses profissionais. Com a participação das outras universidades, o programa vai ampliar o número de médicos. Estamos hoje com quase 400 médicos que trabalham nos municípios, especialmente, naqueles onde praticamente não existe medicina”, destacou o vice-reitor.

O professor e futuro tutor da UFDPar, Mauro Machado, destaca a importância da reunião. “Receber essa orientação da UFPI, que já era instituição supervisora do Programa Mais Médicos, além de compartilhar juntamente com a UESPI e com a coordenação do Estado esse conhecimento, é fundamental para que entrássemos de maneira satisfatória nesse processo de supervisão”, pontua o professor.

A representante da UESPI, Miriam Parente, diz que a união das instituições será benéfica para todas as partes envolvidas. “É muito importante a gente lidar com outras instituições, que agora a UESPI também está fazendo parte para colaborar com a Universidade Federal do Piauí, que já vinha trabalhando nessa área sozinha. E agora tem a participação tanto da UESPI como da UFDPar”, conclui Miriam.

Programa Mais Médicos

O Programa Mais Médicos (PMM) tem como objetivo a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê a reorganização da oferta de novas vagas de graduação e residência médica, para qualificar a formação desses profissionais. A previsão de início dos serviços com as novas instituições supervisoras está prevista para o início de abril.