UFPI realizará o 1º Curso de Formação para Gestores Acadêmicos
O curso integra um conjunto de ações do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da Superintendência de Recursos Humanos (SRH). A ideia surgiu a partir de relatos de dificuldades dos atuais gestores dos cursos de graduação da UFPI no que diz respeito aos procedimentos, trâmites e manejo do sistema acadêmico da instituição, bem como da necessidade de incentivar e preparar docentes que atualmente não estão na gestão de cursos, mas que podem vir a estar, bem como técnicos administrativos em educação que possam auxiliar em tais atividades no sistema.
Essa atividade será dividida em 03 (três) módulos em formato híbrido para todos os Campi da UFPI (Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos) e serão abordadas as temáticas referentes à Promoção de Acessibilidade e Inclusão, Gestão de Pessoas e Gestão Acadêmica. O público-alvo são os Gestores de unidades acadêmicas (coordenadores e chefias) e Docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAE) efetivos da UFPI. E ocorrerá no período de 13 de março a 04 de abril de 2024, com certificação de 30 horas.
Estas imagens possuem texto alternativo
A estrutura modular ficou organizada da seguinte forma:
O 1º Módulo, Promoção de Acessibilidade e Inclusão, será conduzido pelas profissionais do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) que realizarão diálogos e reflexões para a construção de ambientes educacionais inclusivos – A inclusão requer mais que intenções e documentos que garantam o direito à educação para todos; é preciso construirmos uma cultura colaborativa que compreenda a acessibilidade como base para a eliminação de barreiras. Neste Módulo, será lançada a cartilha “Se Liga na Inclusão: orientações para coordenadores e docentes da UFPI” sobre acessibilidade no âmbito universitário. Ministrantes: Dra. Brunna Stella da Silva Carvalho Melo (psicóloga), Me. Maria Dilma Andrade Vieira dos Santos (pedagoga), Me. Rafaella Santiago Sousa Freitas (assistente social) e Dra. Thaís de Andrade Alves Guimarães (assistente social).
No 2º Módulo, Gestão de Pessoas, serão apresentados pelos servidores da Superintendência de Recursos Humanos (SRH), as funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão e de Recursos Humanos (SIGRH), bem como do aplicativo SOUGOV.BR para gerenciamento da equipe. Informações sobre instrução processual das seguintes temáticas: provimentos, contratação de seletivo, férias, substituições, registros de frequência, programa de gestão e desempenho (PGD), distribuição da carga horária docente (QAD), plano de desenvolvimento de pessoas (PDP), plano anual de qualificação (PAQ) e modalidades de realização de ação de desenvolvimento (AD). Avaliação de desempenho. Apresentação das principais resoluções da UFPI, bem como das instruções normativas vigentes, sobre direitos e deveres dos servidores públicos federais. Ministrantes: Filipe Hudson de Macedo Paz (CDP/SRH), Flavia Lorenne Sampaio Barbosa (SRH), Ionara de Moura Santos (CAP/SRH), Rodrigo de Castro Cardoso (SRH), Hellen Kellen Mendes de Lima (CAP/SRH), Gleyce Maria Simplício Revoredo (PRAD).
E, no 3º Módulo, Gestão Acadêmica, serão abordados os seguintes conteúdos pelos servidores que compõe à Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG): Calendário acadêmico; processos de ingresso discente (avaliação das documentações dos discentes ingressantes pelo portal e matrícula institucional); editais de vagas remanescentes; editais de cancelamento; editais de monitoria; projetos de ensino; acompanhamento dos estágios (obrigatório e não obrigatório); template (modelo) de PPC - aspectos que mais suscitam dúvidas; avaliação docente. Ministrantes: Dr. Eliesé Idalino Rodrigues (CGRAD/PREG), Dra Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha (CDAC/PREG), Dra Maria Rosália Ribeiro Brandim (CGE/PREG), Dra Rosa Lina Gomes do Nascimento Pereira da Silva (CAAC/PREG), Dr. Willian Mikio Kurita Matsumura (CSPE/PREG).
INSCRIÇÃO
O evento foi cadastrado junto à PREG como um “Projeto de Ensino” e será certificado ao final, constando a carga horária cursada a depender dos módulos cursados de fato (frequência). A inscrição ocorrerá por meio do link https://forms.gle/Bv9ZaW2ScBzJrziD7, até 12 de março de 2024 – vagas limitadas.
Esta imagem possui texto alternativo
PROGRAMAÇÃO:
Módulo I: Promoção de Acessibilidade e Inclusão – NAU/PRAEC
13/03/2024 - Local: Auditório Maria Salomé Cabral/CCE (Campus Teresina - CMPP)
14/03/2024 - On-line: https://meet.google.com/ayx-pvyw-fjt (Demais Campi)
7h - Credenciamento
8h - Abertura Oficial
9h às 13h - Lançamento da “Cartilha Se Liga na Inclusão”.
Módulo II: Gestão de Pessoas nos cursos de graduação - SRH
20/03/2024 - Local: Virtual - Link: bit.ly/ufpisrh – Todos os Campi
09h - 10h - Boas-vindas e apresentação da cartilha do servidor
10h - 11h - Funcionalidades do SigRH e SouGov para gestores de equipes, Programa de Gestão e Desempenho (PGD).
11h - 12h - Provimentos, contratação de seletivo, férias, substituições, registros e homologação de frequência.
14h - 16h - Planejamento, controle e execução de ações de desenvolvimento nas unidades acadêmicas (PAQ, PDP e modalidades de AD). Quadro de atividades docentes (QAD). Avaliação de desempenho
16h - 17h - Líderes no setor público - Como me vejo?
Módulo III: Gestão Acadêmica dos cursos de graduação - PREG
03/04/2024 - Local: Auditório Maria Salomé Cabral/CCE (Campus Teresina - CMPP)
04/04/2024 - On-line: https://meet.google.com/zeu-whcn-zcg (Demais Campi)
9h às 11h - Calendário, ingresso discente, cancelamento de matrícula institucional, monitoria e projetos de ensino
15h às 17h - Estágio, template (modelo) de PPC e avaliação docente
Estas imagens possuem texto alternativo
Redes Sociais