Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes da UFPI participam de aula de campo em Oeiras e União (PI)

Estudantes da UFPI participam de aula de campo em Oeiras e União (PI)

Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 21h02

Ônibus em ponto com pessoas  Descrição gerada automaticamente

Momento da aula de campo com destino a Oeiras (PI)

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou aulas de campo nas cidades de União e Oeiras (PI), com a presença de alunos de diversos cursos da Instituição, como, História e Jornalismo, durante os dias 17 e 19 de Fevereiro. Estas aulas-passeio são realizadas em integração com o curso de Arquitetura e Urbanismo, visando a fixação do conhecimento sobre historicidade da região, por meio da apresentação dos edifícios, arquitetura e patrimônio brasileiro.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-02-22_às_14.50.57_87b30c5c.jpg

Ao centro da foto, o Vice-Reitor, Viriato Campelo, e grupo de estudantes que participaram de aula em União (PI)

Segundo o Vice-Reitor, Prof. Viriato Campelo, a Instituição retoma a participação em eventos, demonstrando apoio e reforçando conhecimentos aos discentes. “A Universidade retomou suas participações em eventos nos municípios do estado, levando alunos de diferentes cursos para encontros importantes, como o que discutiu a Balaiada, em União, e o que focou no patrimônio colonial, em Oeiras. Essa atuação é essencial para melhorar a qualidade do desenvolvimento do estado, produzir conhecimento e formar profissionais competentes. A Universidade disponibilizou transporte para os alunos e professores, cumprindo seu papel de promover o estudo, a preservação e a divulgação do patrimônio cultural da região”, afirma.

Para a coordenadora da aula passeio a Oeiras, Profa. Betânia Guerra, o momento foi um programa da disciplina "Técnicas Retrospectivas" com os alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFPI e buscou imergir os discentes na importância histórica das construções. “Abordamos a preservação do patrimônio arquitetônico e cultural. Os encontros em sítios históricos, como Oeiras, proporcionam aos alunos uma experiência prática e interativa, permitindo observar técnicas e soluções arquitetônicas na prática. Essa vivência contribui significativamente para a formação profissional dos futuros arquitetos”, declara.

Além disso, a docente de Teoria e História do Urbanismo, Profa. Anna Karina Alencar, deu destaque a aula ministrada pela professora Betânia Guerra. “A importância foi de fundamentar a compreensão da história do Piauí e do Brasil, destacando a importância da preservação dos casarões coloniais e da estrutura urbana original. As aulas de campo, em lugares como Oeiras, permitem vivenciar a dinâmica sociocultural da cidade, promovendo a valorização e preservação do patrimônio histórico”, concluiu.

Já para o professor do Departamento de Construção Civil e Arquitetura, Prof. Roberto Montenegro, viagens de estudo, como a ida para Oeiras na última segunda-feira, são essenciais na formação dos alunos. “Levar nossos discentes, colabora com a prática de pesquisa e extensão, compreensão de conteúdos aplicados no local, fixação e ampliação de conhecimentos, conexão com a sociedade, cultura e patrimônio. Essas visitas são necessárias para a vivência física dos edifícios, técnicas de conservação e intervenção, unindo conhecimentos práticos e teóricos. Elas também proporcionam parcerias entre a universidade e a sociedade, inserção no mercado profissional e trocas de conhecimento entre alunos e agentes dos edifícios visitados”, adiciona.

Durante o momento em União, os alunos também fizeram parte do I Encontro do Núcleo de Estudo e Pesquisa da Balaiada. O evento contou com exibição de um curta-metragem, mesa redonda e entrega de honrarias. A entrada foi gratuita e teve como tema “O Legado Histórico-Cultural da Balaiada para o Estanhado e para Vila de Campo Maior”.