Nos dias 21 e 26 de março, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebe a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI). Com o tema “Para um Piauí justo, sustentável e desenvolvido", o evento tem como objetivo promover a reflexão e a construção de políticas que impulsionem o desenvolvimento científico e tecnológico no Piauí.
Vale mencionar que a programação da I CECTI é composta por Conferências Territoriais a serem realizadas nas seguintes cidades: Floriano, dia 12 de março, na FAESF; Picos, dia 13 de março, na UESPI; Bom Jesus, dia 15 de março, no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE); Parnaíba, dia 19 de março, no Auditório Central da UFDPar. Já no dia 21 de março, ocorrerá no Auditório Afonso Sena do Campus Ministro Petrônio Portella (CMPP), em Teresina, a Conferência Territorial preparatória para a Conferência Estadual, a ser promovida também na capital no dia 26 de março.
As conferências preparatórias territoriais têm como propósito envolver as comunidades, autoridades, especialistas, acadêmicos e representantes da sociedade civil de cada região de abrangência para a construção de propostas que serão discutidas e deliberadas durante a Conferência Estadual.
Segundo o coordenador da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí (I CECTI), professor João Batista Lopes, o evento se encontra ancorado nas diretrizes que integram a estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em consonância com a V Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser realizada no período de 4 a 6 de junho de 2024, visando estabelecer a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o próximo decênio. “A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí tem por intuito articular o Sistema Estadual de CT&I em torno de debates que influenciem na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação, com enfoque no atendimento das necessidades sociais, ambientais e econômicas, sobretudo, no contexto do estado do Piauí, tendo como finalidade contribuir com o debate para a V Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação; realizar alinhamento institucional dos órgãos públicos privados que realizam e fomentam pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Piauí, com foco em programas e projetos estruturantes que alavanquem o desenvolvimento econômico e social do Estado; e promover a integração sinérgica das instituições de pesquisa, ciência e tecnologia do Estado do Piauí”, explicou.
Na UFPI, a Profa. Keylla Urtiga, Coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, e a Profa. Regilda Moreira Araújo, Pró-Reitora de Pós-Graduação, representam as pró-reitorias anfitriãs das conferências territorial e estadual que ocorrerão nos dias 21 e 26 de março, respectivamente, no Campus Ministro Petronio Portella, conforme o calendário. As anfitriãs institucionais destacaram a importância da UFPI, como maior ICT do estado, sediar esse evento de grande relevância para o Piauí: "é uma honra para a UFPI receber toda a comunidade acadêmica e o setor produtivo do estado do Piauí para discutir e planejar juntos o que se almeja quanto à expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para os próximos anos", expressaram.
A Conferência, mediada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e organizada pelas principais instituições de ensino e pesquisa do estado: Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Universidade Federal do Piauí (UFPI), conta ainda com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ- Piauí), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC - Regional Piauí), representantes de órgãos e entidades, públicas e privadas, e de organizações da sociedade civil.
A representante do Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação da UFPI, Aldeídia Pereira, destacou detalhes de como acontecerá a Conferência no dia 21 março, na UFPI. “A Conferência Distrital de Ciência, Tecnologia e Inovação terá início a partir das 8:30 no Auditório Prof. Afonso Sena - CCN. No mesmo momento, estará presente uma equipe de apoio às atividades nos auditório da Pós-Graduação em Física e Pós-Graduação em Química. Desta forma, no turno da manhã, haverá palestra em que serão discutidos os Eixos Estratégicos, além de apontamentos para discussão em grupo de trabalho na parte da tarde. Este evento busca a integração da academia e a sociedade civil organizada em diálogo visando estratégias para o crescimento da ciência, tecnologia e inovação”, explicou.
Como resultado, será produzido documento com propostas do estado do Piauí a ser levado para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília (DF), com vistas à elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024- 2030.
Confira a programação completa aqui.
Mais informações, acesse o site.