Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento "Entardecer Cultural" na UFPI promove integração cultural no campus de Teresina

Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 08h26

WhatsApp_Image_2024-02-21_at_17.20.57.jpeg

Evento aconteceu no coreto da Reitoria

Na tarde da quarta-feira (21), no Coreto da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ocorreu o evento “Entardecer Cultural”, promovido pelo Projeto de Extensão “Arte e Cultura no Campus”.

Sob a coordenação do Prof. Cássio Martins, do Curso de Música, o evento consistiu em uma celebração acadêmico-artística e cultural destinada a destacar as produções e habilidades artístico-culturais dos estudantes de graduação em Música. O repertório incluiu canções de Djavan, Tim Maia, Dominguinhos, Survivor, Iron Maiden, entre outros.

Durante o evento, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou a importância da iniciativa em transformar o espaço acadêmico em difusão de cultura e arte produzida por professores e alunos. “A Universidade valoriza a cultura e tem espaço para todas as formas de expressão. É tão bonito ver o trabalho de nossos alunos e a dedicação para ensaiar e apresentar um espetáculo tão empolgante”, disse.

WhatsApp_Image_2024-02-21_at_17.12.19.jpeg

Coordenador do projeto, professor Cássio Martins

O coordenador do projeto, Cássio Martins, explicou a natureza e os objetivos do projeto Arte e Cultura no Campus. “A iniciativa visa promover e difundir arte, cultura e atividades artísticas e culturais dentro da Universidade. O evento ‘Entardecer Cultural’ surgiu como uma extensão desse propósito, oferecendo momentos de leveza e cultura para os estudantes”.

Cássio Martins mencionou ainda a ideia de levar a cultura para todos os espaços da Instituição, citando experiências anteriores, como eventos realizados na porta do RU central. “Para encerrar o semestre, a proposta foi integrar o evento com as atividades da disciplina de música, proporcionando um encerramento significativo para os alunos. A escolha do coreto como local do evento reflete a intenção do projeto de ocupar diversos espaços do campus”, frisou.

A bolsista do projeto, Michele Dias, explicou sobre a importância da prática, enfatizando sua relevância para valorizar o curso de Música e atrair novos interessados, além de promover a interação com outros músicos e instrumentos, indo além da prática solitária em sala de aula ou estúdio. “Eu acho que é muito importante dar essa valorização para o curso de Música. Há pessoas que ainda não conhecem como é o curso e querem ingressar tanto na orquestra como no coral e acham que é uma coisa muito distante da realidade, mas que não é. Desta forma, eu acredito que esses projetos, que a Universidade propõe, nos ajuda também a ter essas experiências ainda na graduação, e isso é muito importante”, enfatizou.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-02-21_at_17.14.42.jpeg