Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão realiza roda de saberes Afro-indígenas em Piripiri (PI)

Projeto de extensão realiza roda de saberes Afro-indígenas em Piripiri (PI)

Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 08h48

FOTO_1_3.jpg

Estudantes se reúnem com comunidade de Piripiri (PI) para discutir saber da cultura afro-indígena

No dia 18 de fevereiro, estudantes do Projeto de Extensão “Saberes e fazeres das comunidades quilombolas e indígenas do Piauí”, sob a coordenação do professor Agostinho Júnior Holanda Coe,  do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram visitas às comunidades indígenas da região de Piripiri (PI).

Com o objetivo de realizar um compartilhamento de saberes, houve a presença da Mãe Maria Lúcia - Presidenta do Centro de Defesa Ferreira de Sousa e liderança da Comunidade da Boa Esperança - Teresina; da Mãe Izabel - liderança das religiões de matriz afro-indígena de Teresina - Bairro Mafuá; de Gislândia Gonçalves - Coordenadora da Saúde da Mulher (SEMPI); de Rodolfo Pereira - indígena Tabajara e Supervisor em Educação Escolar Indígena UEEIQ/SEDUC/PIAUÍ; bem como de artistas/produtores culturais, professores e representantes de comunidades tradicionais de Teresina e Piripiri.

Na ocasião, promoveu-se visitas a algumas lideranças indígenas, com destaque para a Majé Maria Djenane, Pajé Chicão, Pajé Vitor, Cacique José Guilherme, Cacique Marcos, Maria Auxiliadora - Presidenta da Associação Indígena Tabajara, assim como outras lideranças que se fizeram presentes.

De acordo com o professor Agostinho Júnior Holanda Coe, a culminância da atividade se deu a partir da realização de uma Roda de Conversa na Oca do Pajé Vitor - Tabajara Ypy, curandeiro indígena e grande liderança local. “Neste momento, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências das religiosidades de matriz afro-indígena, a partir da confluência de saberes das representações presentes. Também foi uma oportunidade para renovar as estratégias de luta contra os ataques cotidianos às ancestralidades africanas e indígenas no Piauí”, explicou.

Confira mais fotos:

FOTO_2_2.jpg