Equipe da Rádio Universitária presente no evento. Da esquerda para direita: Diretor da Rádio, Prof. Silvio Henrique Barbosa; bolsista Natália Costa, o colaborador tercerizado, Radialista Pedro Melo; e os bolsistas Giovanna Rêgo, Kadu Andrade, Miguel Andrade e Sávio Alencar
Os alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) seguem conquistando prêmios e destaques importantes para a sociedade piauiense e comunidade acadêmica. Na quinta-feira (8), a equipe da Rádio FM Universitária recebeu o 4° Prêmio Águas de Teresina de Jornalismo Ambiental, por uma matéria produzida pelo estudante de Jornalismo Carlos Eduardo “Kadu” Lima Andrade, na categoria de produção estudantil universitária.
Para o Diretor da Rádio Universitária, Prof. Sílvio Henrique Barbosa, essa conquista é de extrema importância, pois mostra o reconhecimento do trabalho realizado pelos estudantes na Instituição. "É muito gratificante para o curso de Jornalismo ver nossos alunos competindo de igual para igual com profissionais respeitados do mercado radialista teresinense. A reportagem preparada por Carlos Eduardo, que foi premiada e reconhecida como a melhor na categoria universitária, é também um grande incentivo para sua carreira, que já começa com uma premiação", afirmou.
Além disso, o radialista Pedro Melo, colaborador terceirizado da Rádio, destacou como foi coordenada a produção da matéria vencedora. "Sempre incentivo todos os repórteres a participarem de séries especiais na rádio, como uma forma de aumentar seu portfólio, adquirir novas experiências no jornalismo e, consequentemente, ter a chance de participar de premiações como essa do Prêmio Águas de Teresina. Na matéria de Kadu Andrade, sentamos juntos e revisamos todo o texto, fazendo correções, acrescentando e retirando trechos sonoros e fazendo os ajustes finais, assim como nas matérias dos outros quatro repórteres que também participaram. Todo esse cuidado com a produção resultou em uma excelente matéria, que levou o prêmio na categoria universitária", complementou.
Já para o vencedor, Kadu Andrade, o momento foi de agradecimento e reconhecimento do aprendizado. "Agradeço primeiro a Deus por me conceder essa vitória. Foi o primeiro prêmio de jornalismo em que participei e ganhar logo de cara torna-se inesquecível. Além de aprender mais sobre o tema, o que mais gostei ao fazer a matéria foi tratar sobre a economia com os gastos na saúde pública a partir do esgotamento sanitário adequado, que traz dignidade para a população teresinense", concluiu o estudante.
O aluno de Jornalismo vencedor da categoria, Carlos Eduardo Andrade (Kadu Andrade)
A premiação, que ocorreu em um restaurante na zona leste da capital, reuniu profissionais de diversos veículos de comunicação. A solenidade foi criada visando ampliar a discussão sobre saneamento básico, estimulando a produção de reportagens que abordam temas como os impactos positivos do esgotamento sanitário na saúde, no desenvolvimento social e na preservação ambiental.
Além do aluno vencedor, do Prof. Silvio Barbosa e do Colaborador Radialista Pedro Melo, estiveram presentes os bolsistas Natália Costa, Giovanna Rêgo, Miguel Andrade e Sávio Alencar, que também concorreram com matérias próprias sobre jornalismo ambiental na premiação.
Como prêmio, Kadu Andrade recebeu uma estatueta do evento e um tablet.