Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sobe 7 posições no ranking do INPI em pedidos de patentes por inovação

UFPI sobe 7 posições no ranking do INPI em pedidos de patentes por inovação

Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 15h31

portico wide copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) subiu sete posições no ranking das instituições brasileiras em pedidos de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão atrelado ao Governo Federal. No ano de 2022, a Universidade se encontrava na posição 33° e, na classificação do ano de 2023, aparece em 26° lugar, subindo sete posições.

O reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, destaca a importância da conquista como representação do empenho da instituição em valorizar a inovação científica e tecnológica no estado do Piauí. "São os dados positivos dos últimos 3 anos. Estávamos com 70 patentes no núcleo de inovação tecnológica a serem encaminhadas e subimos algumas posições no ranking de universidades. São pontos positivos que colhemos de um trabalho de formigas com resultado de leão, o que põe a universidade em destaque", afirma.

O ranking de pedidos de patentes do INPI destaca as instituições públicas e privadas brasileiras que mais solicitaram direitos de propriedade por invenção no país. Com a conquista, a UFPI demonstra que a cada ano cresce na produção de tecnologia e inovação, a fim de contribuir cada vez mais com o progresso científico do Brasil.