Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberta a Semana Pedagógica dos Colégios Técnicos da UFPI

Aberta a Semana Pedagógica dos Colégios Técnicos da UFPI

Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 20h47

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-02-05_às_18.42.40_10f8845b.jpg

Solenidade de Abertura da Semana Pedagógica dos Colégios Técnicos da UFPI

Na manhã desta segunda-feira (5) aconteceu a abertura da Semana Pedagógica dos Colégios Técnicos da Universidade Federal do Piauí. A solenidade de abertura ocorreu no formato virtual e foi transmitida via Google Meet. O evento contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; da Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), Virgínia Muniz; do Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Jossivaldo de Carvalho Pacheco; do Diretor do Colégio Técnico de Bom Jesus, Maurício Ribeiro; e da Diretora do Colégio Técnico de Floriano, Francimeyre Carvalho fizeram parte da mesa de honra.

O reitor Gildásio Guedes reforçou o apoio da Administração Superior na realização de eventos acadêmicos e o compromisso de formação dos Colégios Técnicos da UFPI. “Nossos Colégios Técnicos são verdadeiros centros de formação, que fazem a capacitação de jovens e adultos, levando profissionais cada vez mais habilitados para o mercado de trabalho”, enfatizou.

Em seu pronunciamento, a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Virginia Muniz, falou a respeito do evento, explicando os seus objetivos. “A Semana Pedagógica dos Colégios é uma iniciativa da SEBTT juntamente com as Direções dos Colégios, por meio do apoio da Administração Superior, configurando-se como mais uma ação de fortalecimento da rede EBTT, com o objetivo de promover a integração de discussões acerca de temas pertinentes ao ambiente escolar, buscando ampliar o diálogo tanto intra quanto interinstitucional e visando nos preparar para a retomada das atividades no início do ano letivo”, declarou.

A semana ainda contará com a participação do Coordenador de Educação Básica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De forma presencial, ele irá conversar com os técnico-administrativos e docentes dos Colégios Técnicos, fazendo um diagnóstico da carreira EBTT.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-02-05_às_18.42.41_1fab200b.jpg

Palestra conduzida pela pedagoga do NAU/UFPI, Dilma Andrade, no turno da tarde

A programação de hoje é conjunta, devido às palestras estarem sendo realizadas no formato virtual para todos os docentes, porém nos outros dias, cada Colégio Técnico terá uma programação específica. A palestra de abertura foi ministrada pela professora Andréia Martins e teve como tema “Processos Avaliativos na Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da Educação Inclusiva". Durante a tarde, juntamente com a pedagoga Dilma Andrade do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU/UFPI), foi realizada uma palestra a respeito de Necessidades Específicas. A Semana Pedagógica segue até a sexta-feira, 9 de fevereiro.