Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e UNIFESP celebram abertura do Doutorado Interinstitucional em Saúde Baseada em Evidências

Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 15h44

DINTER_MEDICINA-13.jpg

Abertura do DINTER aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

A Universidade Federal do Piauí promoveu, nesta segunda-feira (05), a abertura do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Saúde Baseada em Evidências, em uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O compromisso da UFPI em fortalecer a qualificação de seus professores da área de saúde resultou na busca desta colaboração.

A iniciativa visa formar novos doutores na área da saúde, proporcionando uma experiência enriquecedora para alunos e professores. A interação direta entre doutorandos e alunos promete promover um ambiente de aprendizado proveitoso, com a participação ativa em pesquisas e trabalhos conjuntos.

Os coordenadores, professores da UFPI com doutorado e pós-doutorado, supervisionaram o curso, buscando elevar os padrões de ensino na área da saúde. Além disso, a parceria não se limita apenas ao compartilhamento acadêmico, mas inclui apoio financeiro para deslocamento dos alunos e professores entre as instituições.

DINTER_MEDICINA-21.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou a importância do novo doutorado na Universidade que deve proporcionar uma oportunidade para qualificar docentes que têm contribuído significativamente na Instituição. “Este programa, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, tem o título de 'Saúde Baseada em Evidências', e representa um passo crucial para aprimorar nossos profissionais. Além disso, vale ressaltar os recentes avanços da Universidade no cenário de inovação tecnológica e patentes. Essa conquista não apenas destaca a excelência da nossa Instituição, mas também reflete a dedicação contínua em promover avanços significativos em diversas áreas, consolidando a Universidade Federal do Piauí como uma referência em pesquisa e inovação”, pontuou.

DINTER_MEDICINA-6.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Para o vice-reitor, Viriato Campelo, esta colaboração fortalece as instituições envolvidas e enriquece a formação acadêmica, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de novos conhecimentos. “A UFPI celebra esse marco e aguarda com expectativas os frutos que essa parceria inovadora na área da saúde poderá gerar. Acabamos de dar um pontapé inicial para esse curso que vai formar nove novos doutores na área da saúde. Isso tem uma importância inestimável, principalmente para os alunos que vão aproveitar esse ensino com novos doutores. Então vai ser muito proveitoso”, disse.

DINTER_MEDICINA-8.jpg

Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante

O diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante, afirma que o DINTER deve impactar na formação dos discentes da área de saúde e elevar os padrões acadêmicos, promovendo um ambiente propício para avanços substanciais em todas essas áreas, solidificando a referência na educação e pesquisa em saúde na região. "Esta é uma iniciativa notável, uma parceria estratégica entre a Universidade Federal do Piauí e a renomada Universidade Federal de São Paulo. Estamos lançando um Doutorado Interinstitucional que visa aprimorar a qualificação dos nossos professores, com foco especial nos profissionais que atuam no Hospital Universitário (HU). O objetivo é claro: capacitar esses educadores para impulsionar melhorias significativas no ensino, na pesquisa e na internacionalização da Universidade Federal do Piauí”, frisou.

DINTER_MEDICINA-12.jpg

Coordenador do PPG em Saúde Baseada em Evidências, Gerardo Vasconcelos

O Coordenador do PPG em Saúde Baseada em Evidências, Gerardo Vasconcelos, destaca que o doutorado em parceria com uma grande Instituição, como a UNIFESP, representa um marco significativo. “O convênio estabelecido visa, primordialmente, qualificar e atualizar nosso corpo docente dentro de uma instituição renomada, conhecida por sua tradição em pesquisa, sendo provavelmente a maior do Brasil. A expectativa é que esse investimento resulte em benefícios tangíveis para nossos discentes. Estamos empenhados em elevar o padrão do curso, aprimorar a qualidade das aulas e fortalecer a pesquisa, contribuindo para uma extensão mais eficaz. Assumimos o compromisso de honrar essa confiança mútua entre as duas instituições", pontuou.

Durante a abertura, também estiveram presentes a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Vice-Diretora do CCS, Carla Leite; a Chefe do Departamento do Curso de Educação Física, Dionis Machado; o Professor do Departamento de Clínica Geral da UFPI, Raimundo Júnior; além de demais representantes da comunidade acadêmica.

DINTER_MEDICINA-22.jpg

Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da UNIFESP - O Curso de Doutorado tem por objetivo aprofundar o conhecimento profissional, promover a competência científica, aprimorar a docência e possibilitar o desenvolvimento da habilidade de executar futuras pesquisas e outras áreas afins.

São seis linhas de pesquisa: Avaliação da Acurácia de Testes Diagnósticos, Metodologia e Realização de Revisões Sistemáticas de Terapêuticas em Saúde, Metodologia e Realização dos Ensaios Clínicos Controlados, Metodologia para a Aplicação da Medicina Baseada em Evidências, Judicialização e Economia em Saúde e Evidências em Educação Médica e demais Profissões da Saúde.