Comissão do MEC chega ao Piauí para acompanhar a implantação do curso de Medicina em Floriano
A Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC) chegou ao Piauí para cumprir agenda de vistoria e avaliação para implantação do curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI. A equipe foi recepcionada pelo Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, na tarde da terça-feira (30) no Salão Nobre da Reitoria, no Campus de Teresina.
No dia seguinte após a reunião na Reitoria, a Comissão do MEC seguiu viagem para Floriano, onde cumpre agenda até o dia 02 de fevereiro. Os compromissos contemplam reuniões com o Núcleo de implantação do Curso de Medicina no CAFS, com docentes que atuarão inicialmente na respectiva graduação, reunião com gestores do município e a visita às instalações propostas para o funcionamento do Curso.
Reitor Gildásio Guedes
O Reitor Gildásio Guedes relembrou que até ano passado por conta da Portaria N° 328, do Ministério da Educação, de abril de 2018, estava suspenso por cinco anos a publicação de editais de chamamento público para autorização de novos cursos de graduação em Medicina. E com o fim da vigência, a UFPI deu início às tratativas para a criação do curso em Floriano. “Assim que se findou o período de vigência da portaria, demos início a implantação do curso. Sempre estivemos em interlocução com a bancada federal e o Ministério da Educação para realizar esse sonho da comunidade, que com certeza irá beneficiar os estudantes de Floriano e de municípios vizinhos”, declarou.
Vice-reitor, Viriato Campelo
Em sua fala, o vice-reitor Viriato Campelo ressaltou a importância do curso de Medicina na região. “É essencial para o desenvolvimento da saúde no Estado, principalmente na região Sul do Piauí. Também pensamos na necessidade de nos aproximarmos ainda mais das comunidades locais. A implantação desse curso de medicina irá desempenhar um papel fundamental no fortalecimento do sistema de saúde regional”, pontuou.
Coordenadora da CAMEM, Michelle Alves
Coordenadora da CAMEM, Michelle Alves agradeceu pela recepção e destacou que a UFPI mostrou ao Estado como qualificar profissionais da área da saúde em municípios do interior. “Nós sabemos que quando lançamos essa política de expansão das escolas médicas, surgiram perguntas como: será que a gente vai conseguir formar um bom médico no interior? Será que sem um hospital de grande porte a gente consegue formar médicos? E essa universidade já respondeu para o Estado do Piauí que isso é possível. E dentro dessa caminhada, temos atores importantíssimos, como a própria Universidade, os docentes, coordenação e essa comissão que tem como objetivo resguardar que essa qualidade aconteça”, afirmou.
Para a Diretora do CAFS, Edmilsa Santana, a visita da Comissão do MEC é mais um passo na realização do sonho dos florianenses. “Nós sabemos que é só a primeira visita e que ainda há muita coisa a fazer. Mas estamos aqui para ir à luta, para que possamos alavancar a economia e melhorar a saúde. Era um sonho dos florianenses e dos municípios da microrregião e macrorregião”, projetou a diretora.
Amanhã (01), o Reitor Gildásio Guedes e a equipe da CAMEM se encontrarão com os gestores municipais. Em seguida, a comitiva visitará serviços de saúde que serão cenários de práticas para o curso de Medicina (Hospital, Unidades Básicas de Saúde, atendimento especializado, urgência e emergência).