Aberto I Simpósio de Morfologia da UFPI; evento segue até amanhã (27)

06c38559-1298-42fd-ac8b-90d8c39f7104.jpgMesa de Honra do I SIMORF

O I Simpósio de Morfologia da Universidade Federal do Piauí (SIMORF) teve início nesta sexta-feira (26), no Cine Teatro da UFPI, com uma programação que conta com palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. No sábado (27), o Simpósio acontecerá no Departamento de Morfologia da UFPI (DMOR) com a apresentação de trabalhos enviados pelos alunos. Todos os artigos que foram aprovados serão publicados em anais do Jornal Interdisciplinar de Biociências da UFPI (JIBI).

Durante a solenidade de abertura, estiveram presentes, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes; o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; o diretor do CCS/UFPI, Arquimedes Cavalcante Cardoso; a vice-diretora do CCS/UFPI, Carla Maria de Carvalho Leite; a chefe do Departamento de Morfologia da UFPI e presidente do Simpósio, Karinn de Araújo Soares Bastos; e da presidente adjunta do Simpósio, Selma Maria Santos Moura.

Em seu pronunciamento, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, parabenizou a organização, os professores idealizadores e os alunos participantes. “Aqui é uma casa onde se realizam sonhos, todos os meus objetivos eu realizei com o apoio da Universidade, desde a graduação, a monitoria, o mestrado e o doutorado. Desta forma, a Universidade cresce, mas continua com o mesmo propósito, ou seja, dar forma e tornar real os sonhos dos nossos jovens alunos”, expressou.

c57fa83e-4b88-4fdb-b896-61d76b49b2fc.jpgReitor da UFPI, Gildásio Guedes

O I SIMORF surgiu de uma idealização dos professores que compõem o Departamento de Morfologia da UFPI, com o objetivo de engrandecer e propagar estudos na área da morfologia que abrangem anatomia, histologia e embriologia. A organização do evento trouxe palestrantes renomados de duas universidades do Brasil. A discussão da manhã foi ministrada pelo Prof. Édson Aparecido Liberti, da Universidade de São Paulo (USP), e a tarde o Prof. Marcos Fábio Henriques dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), irá apresentar o tema “Interações celulares no Sistema Nervoso na saúde e no câncer".

Segundo o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, a Universidade é uma Instituição aberta a novas maneiras de transmissão de conhecimento. “Esse simpósio como outros que acontecem aqui, são de suma importância para a formação do aluno. O estudante de graduação assiste às aulas normais desse conteúdo, mas um evento desse, no qual nós vamos ter participação de professores de outras instituições, é importantíssimo. Isso vai trazer ao aluno uma abertura em todos os sentidos, não só na Anatomia, Histologia, mas um diálogo para o conhecimento geral e da formação dele”, pontuou.

9f4fa3e0-c56b-4c9d-b7f1-f12f2b1105d9.jpgVice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

A chefe do Departamento de Morfologia da UFPI e presidente do Simpósio, Karinn de Araújo Soares Bastos, fala da expectativa que foi gerada desde o início do projeto do simpósio e de como foi bem aceito pelos alunos. “Nós já abrimos as inscrições e em cinco dias a gente finalizou, e com relação aos trabalhos não foi diferente, tivemos que adiar as datas para poder receber mais trabalhos, uma vez que a procura foi muito grande. É sempre gratificante quando a gente se envolve num evento da área de saúde, a procura tem sido muito boa e as expectativas têm sido altas com a participação bem assídua dos alunos”, comentou.

01573839-04a4-4c57-abc6-aef29505eb2a.jpgChefe do Departamento de Morfologia da UFPI e presidente do Simpósio, Karinn de Araújo Soares Bastos

A participante do I SIMORF e aluna do primeiro período do curso de Nutrição, Thais Borges, relata a importância do evento e a alegria de já fazer parte desde o início da caminhada acadêmica dentro da UFPI. “Um evento como esse agrega muito para nós estudantes, fazer parte desde o início da graduação vai me ajudar muito dentro do curso. Por isso, eu quero aprender muito e que seja uma boa experiência ", disse.

Para ter mais informações sobre a programação do I Simpósio de Morfologia da Universidade Federal do Piauí, clique aqui.