Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI apresenta relatório de gestão com avanços significativos em todas as áreas

Última atualização em Quarta, 24 de Janeiro de 2024, 10h43

b747e88e-d9c0-4e80-a7f0-e230f0dd52d6.jpgApresentação do relatório de gestão do Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI)

Na terça-feira (23), aconteceu solenidade de apresentação do relatório de gestão do Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI). Utilizando parâmetros comparativos, sobretudo entre os anos de 2019 e 2023, para expor os significativos avanços do centro de saúde do estado, a cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Reitoria. Na oportunidade, estiveram presentes o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o vice-reitor, Viriato Campelo; o diretor do HU-UFPI, Paulo Márcio Nunes; além de pró-reitores, diretores de centros, professores e colaboradores do hospital.

Na apresentação, o diretor do HU-UFPI, Paulo Márcio, destacou grandes avanços vivenciados pela Instituição de saúde até o ano de 2023, dentre estes avanços é importante pontuar o crescimento em número de exames diagnósticos; a redução da taxa de cancelamentos cirúrgicos; o crescimento em procedimentos oncológicos e em cirurgias ortopédicas; e o crescimento em mais de 200% em implantes de marcapassos. Na cronologia do percentual de cumprimento das Metas Contratuais foi explicitado que 99% foram cumpridas até setembro de 2023.

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, foi uma imensa satisfação presenciar e fazer parte de todos esses avanços. Durante sua fala, o reitor mencionou que o HU é um dos grandes projetos da Universidade, em ação social, e que possui grande visibilidade no âmbito estadual e nacional. “Ver esse trabalho realizado pelo HU somando com a UFPI é muito importante para a comunidade e para os acadêmicos, visto que o HU possui profissionais de excelência que passaram pelo ensino da Instituição e muitos dos nossos alunos da Universidade realizam suas atividades práticas lá”, pontuou.

772231c2-4a25-4504-93ec-4e7a43c5edfb.jpgDa esquerda para a direita: reitor da UFPI, Gildásio Guedes; diretor do HU-UFPI, Paulo Márcio

O HU-UFPI é campo de prática para 8 cursos de graduação da UFPI com número superior a 500 alunos por ano, contando também com 24 programas de Residência Médica e 13 programas de Residência Uni e Multiprofissional, somando o total de 37 programas de Residência, e mais de 200 alunos. Considerando a quantidade de projetos de pesquisa em realização, o centro de pesquisa do HU-UFPI ficou em terceiro lugar, avaliando os 42 hospitais universitários da rede EBSERH.

O diretor do Hospital Universitário da UFPI, Paulo Márcio, expressou que tudo que vivenciou no crescimento do HU foi primeiro um sonho e que de todos os avanços nas novas habilitações do HU, a Reconstrução Mamária foi um dos que mais mexeu com ele. “Saber que hoje, uma mulher que faz a cirurgia para a remoção da mama no tratamento do câncer pode, no mesmo procedimento, sair com a prótese mamária é muito gratificante, pois é de extrema importância para a saúde física e mental da paciente”, disse.

bb3dfa79-88c5-4dc0-af76-e8c6d2f013a1.jpgDiretor do Hospital Universitário da UFPI, Paulo Márcio, apresentando o relatório de gestão do HU-UFPI

Além de grandes avanços, o Hospital Universitário também coleciona prêmios, como Energia do Bem, Prêmio recebido da Equatorial pelo projeto de eficiência energética do HU-UFPI; Alta Conformidade, Reconhecimento da Anvisa pela alta conformidade dos processos do HU-UFPI, em 2021, 2022 e 2023; e Iniciativa de Valor, Prêmio recebido pela Administração central da EBSERH, em 2022.

Uma novidade pautada na apresentação foi o app Meu HU-UFPI, com utilidade para consultas, internações e exames na palma da mão. O objetivo é facilitar a vida dos pacientes para serviços mais práticos sem precisar de locomoção.