PROPESQI divulga Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) para a comunidade da UFPI

Interface gráfica do usuário, SiteDescrição gerada automaticamente

A Coordenadoria de Infraestrutura de Pesquisa (CIP/PROPESQI) vem apresentar à comunidade científica da UFPI a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE). O objetivo é estimular o cadastro dos laboratórios e núcleos de pesquisa da UFPI nessa plataforma que já está sendo utilizada pelas agências de fomento como critério obrigatório para participação em editais FINEP.

Do ponto de vista institucional, a PNIPE serve de banco de dados para que a CIP/PROPESQI possa atuar de forma transparente e com eficiência.

A Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE) não se trata apenas do cadastro de laboratórios de caráter multiusuário nem de laboratórios com infraestrutura física. Abaixo seguem algumas das perguntas e respostas na página de Dúvidas frequentes disponível na página da plataforma.

O que é a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE)?

A PNIPE um instrumento que tem por objetivo mapear e reunir, de maneira sistemática, informações sobre a infraestrutura de pesquisa nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no país, possibilitando o acesso da comunidade científica/tecnológica e de empresas às instalações laboratoriais e aos equipamentos de pesquisa existentes e promovendo seu uso compartilhado.

O que uma infraestrutura de pesquisa?

Infraestruturas de pesquisa são instalações físicas ou virtuais que fornecem à comunidade científica insumos, equipamentos e serviços para realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento experimental (P&D) e fomentar a inovação.
Esse conceito envolve os seguintes elementos:

  • Instalações físicas e seus equipamentos e instrumentos utilizados nas atividades de P&D;
  • Recursos baseados em conhecimento (como coleções, arquivos e base de dados) utilizados em pesquisas científicas;
  • Recursos de tecnologia da informação e comunicação (como grids, redes de alto desempenho e softwares específicos); e
  • Qualquer outra infraestrutura de natureza singular utilizada em atividades de P&D.

Essas infraestruturas de pesquisa podem ter localização única ou distribuída ou ainda serem plataformas virtuais, podendo fazer parte de uma rede regional, nacional ou internacional.
São exemplos de infraestruturas de pesquisa: grandes instalações de pesquisa, laboratórios, plantas piloto, biotérios, salas limpas, redes de informática de alto desempenho, bases de dados, coleções, observatórios, telescópios, navios de pesquisa, reservas e estações experimentais, entre outras.

Por que participar?

Ao fornecer à comunidade científica/tecnológica e as empresas o acesso a informações sobre os laboratórios de pesquisa existentes e possibilidades de uso, abrem-se oportunidades de novas parcerias e colaborações.
Além disso, cria-se um instrumento de gestão do laboratório para as próprias instituições participantes.
Em termos de políticas públicas para a CT&I, abre-se a possibilidade de otimizar o uso de recursos públicos na manutenção preventiva e corretiva das infraestruturas existentes, bem como na construção de novas instalações e aquisição de novos equipamentos.

Para realizar o cadastro do seu laboratório ou Núcleo de Pesquisa em funcionamento na UFPI, siga os passos a seguir:

  1. O coordenador do laboratório ou Núcleo de Pesquisa deve realizar o cadastro de usuário em https://pnipe.mcti.gov.br/register/user;
  2. O cadastro de um laboratório ou Núcleo de Pesquisa deve ser realizado pelo coordenador diretamente no ambiente da plataforma preenchendo o formulário com as informações básicas. Nesse momento o usuário vai vincular o laboratório ou Núcleo de Pesquisa sob sua coordenação UFPI. importante ressaltar que o usuário que vai cadastrar um laboratório ou Núcleo de Pesquisa deve submeter uma comprovação de vínculo com o laboratório ou Núcleo de Pesquisa. A comprovação de vínculo deve ser feita por meio de: 
    1. uma declaração do chefe/coordenador da unidade onde o laboratório localizado;
    2. ata de constituição ou de nomeação de coordenador de núcleos de pesquisa;
    3. ato de nomeação para cargo/função de laboratórios institucionais
  3. Após a submissão do cadastro das informações básicas, a CIP/PROPESQI vai analisar o pedido de vínculo do laboratório ou Núcleo de Pesquisa UFPI avaliando as informações básicas e o comprovante de vínculo;
  4. Após a aprovação da CIP/PROPESQI, o coordenador terá a oportunidade de continuar o cadastro de equipamentos e técnicas disponíveis no laboratório ou Núcleo de Pesquisa, bem como definir se o laboratório terá caráter multiusuário.

A CIP/PROPESQI está à disposição para esclarecimentos de dúvidas sobre a PNIPE e sobre os editais FINEP abertos que utilizarão a plataforma como item obrigatório de participação.