Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto do HU-UFPI oferta Práticas Integrativas aos colaboradores

Projeto do HU-UFPI oferta Práticas Integrativas aos colaboradores

Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 15h01

WhatsApp_Image_2024-01-23_at_14.06.42.jpeg

Ações terapêuticas visam auxiliar no bem-estar físico e mental

Os cuidados das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) são terapias reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde (MS) e já incorporadas nas políticas públicas. As PICS correspondem a recursos terapêuticos não medicamentosos para prevenir e/ou tratar sintomas de enfermidades e trazer qualidade de vida. As práticas integrativas são um importante meio de tratamento porque não possuem contraindicações, envolvem, em geral, menor custo e trazem poucos efeitos adversos.

Esses cuidados têm como fundamento os conhecimentos no âmbito dos saberes tradicionais milenares, experienciais e científicos. No dia 23 de janeiro é comemorado o Dia Internacional da Medicina Integrativa, que é acessível através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Práticas Integrativas para a saúde do trabalhador

As práticas integrativas são oferecidas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), pelo projeto “Cuidando de quem cuida”, direcionado aos colaboradores desde 2018, idealizado pela terapeuta ocupacional Danielle Torres e pela fisioterapeuta Lígia Carvalho com a participação de outros profissionais do hospital. São oferecidos florais, aromaterapia, ventosaterapia, massagem, acupuntura auricular, reiki e reflexologia podal (pressão aplicada nos pés), de segunda a sexta-feira pela manhã.

A fisioterapeuta Lígia Carvalho explica que todas as técnicas têm, em geral, indicações para “diminuir o estresse e a ansiedade, conseguir lidar com as adversidades do trabalho e da sua vida pessoal, diminuir dores, principalmente, em pacientes que têm dor crônica”. Ela reflete sobre a oferta de ações como estas para a saúde do trabalhador: “Ter um serviço dentro do próprio hospital para que o profissional possa recorrer quando está em crise de ansiedade ou dores é de extrema importância. Atendemos várias urgências desse tipo e as práticas integrativas podem exatamente fazer com que esse indivíduo restabeleça sua saúde junto com a medicina tradicional”.

A funcionária terceirizada, Tatiana Porto, é secretária da Gerência de Atenção à Saúde do HU-UFPI/Ebserh e participou de 10 sessões integradas de ventosa, reiki e auriculoterapia com a fisioterapeuta Lígia. Segundo seu relato, as práticas impactaram positivamente em sua saúde, mais especialmente na perspectiva de refletir pontos que provocavam tensão, inclusive nas relações familiares. “A minha autoestima melhorou bastante. Após as sessões, consegui me ver como mulher, como mãe e me cuidar. Ali eu me acalmava, consegui colocar os pensamentos em ordem, identificar algumas fontes de problemas que eu tinha. Hoje me sinto muito mais feliz”.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Com informações HU-UFPI

Confira mais fotos: