PREG promove capacitação das bancas de heteroidentificação 2024

WhatsApp_Image_2024-01-23_at_09.05.55.jpeg

Ao longo desta terça-feira, 23 de janeiro, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Piauí (PREG/UFPI) realiza capacitação das bancas de heteroidentificação 2024. A atividade tem por intuito capacitar docentes, pós-graduandos, técnico-administrativos do quadro da UFPI e de outras Instituições de Ensino Superior para atuarem nas bancas de heteroidentificação complementares à autodeclaração como pessoa negra (preta ou parda), referentes aos processos seletivos. O evento conta com a participação de 109 inscritos 

Na oportunidade, estiveram presentes na solenidade de abertura a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; o Coordenador de Seleção e Programas Especiais (CSPE/PREG), Willian Mikio Kurita Matsumura; a pedagoga, membra da Comissão de Heteroidentificação da UFPI e do Núcleo Roda Griô/GEAfro/UFPI, Odilanir de Oliveira Leão.

A discussão com o tema “As Cotas Étnico-Raciais e as Bancas de Heteroidentificação” abriu as atividades da programação. O debate foi conduzido pela bibliotecária, membra da Comissão de Heteroidentificação da UFPI e do Núcleo de Pesquisa Roda Griô/GEAfro/UFPI, Caryne Maria da Silva Gomes.  A mediação ficou a cargo do professor Willian Mikio Kurita Matsumura.

Na sequência, “O sentido da Heteroidentificação nas Políticas de Ações Afirmativas para Pessoas Negras: Pretas e Pardas” ministrada pelo Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Adilson Pereira dos Santos. A mediação ficou a cargo da membra da Comissão de Heteroidentificação da UFPI e do Núcleo Roda Griô/GEAfro/UFPI, Odilanir de Oliveira Leão.

Já no turno da tarde, a discussão dialogada número 3 terá como tema “Constitucionalismo Plural: as assimetrias simbólicas e materiais injustas como justificação das cotas raciais na pós-graduação” conduzida pelo Doutorando e Mestre Bacharel em Direito, Lucas Vinícius Viana dos Santos Ribeiro. A mediação ficará a cargo da membra da Comissão de Heteroidentificação da UFPI e do Núcleo de Pesquisa Roda Griô/GEAfro/UFPI, Caryne Maria da Silva Gomes. 

Por último, o debate “Políticas de Ações Afirmativas e Controle Social dessas Políticas” será ministrado pelo professor da Universidade Federal de Viçosa, Sales Augusto dos Santos. A discussão será mediada pela professora Ana Beatriz Gomes. 

Confira a programação completa.

WhatsApp_Image_2024-01-23_at_09.06.37.jpeg