Atletas treinando no Complexo de Badminton da UFPI
O complexo de badminton da Universidade Federal do Piauí recebe atletas da Paraíba, Santa Catarina, Fortaleza e Paraguai para a pré-temporada de 2024. A pré-temporada é um momento de preparação dos atletas para o Campeonato Nacional de Badminton.
Segundo a Técnica do Complexo de Badminton da Universidade, Emanuelly Farias, no primeiro momento de preparação eles trabalham o condicionamento físico dos atletas com o propósito de evitar a fadiga dos esportistas durante o campeonato. “Muitos escolhem o nosso espaço pela estrutura e pela técnica que é trabalhada aqui antes dos campeonatos, e buscamos levá-los a classificação na disputa nacional para chegarem às competições internacionais”, pontuou.
Técnica de Badminton, Emanuelly Farias
A primeira etapa do circuito nacional de badminton vai acontecer entre os dias 28 a 3 de março, em São Paulo (SP).
Atual campeão da seleção brasileira de badminton na categoria júnior, o piauiense Klerton Zaidan já participou de competições nacionais e internacionais levando o nome do estado. Ele objetiva mais vitórias no final da sua trajetória dentro da categoria junior. “Começo de pré-temporada é bem tenso, é necessário muita dedicação para conseguir chegar ao pódio e alcançar uma vaga no campeonato internacional. Estou feliz em fazer parte e vamos com tudo”, expressou o jovem atleta.
O atual campeão da seleção brasileira de badminton na categoria júnior, Klerton Zaidan
São cerca de 9 atletas que vinheram de outros estados e também do vizinho país, Paraguai, para a pré-temporada no Complexo de Badminton da UFPI. Os atletas relatam a empolgação para as competições e a alegria de terem um ambiente que toda estrutura apropriada para treinamento e capacitação de prepara para um bom desempenhos nos circuitos.
O atleta paraguaio, Alejandro Avalos, escolheu o complexo de badminton da UFPI para se preparar para o circuito e conquistar um lugar no pódio. “Vejo como é um bom lugar de preparação, com toda estrutura, profissionais que podemos contar tanto em cuidados físicos como psicológicos, técnicos, e tudo que não temos lá no Paraguai”, frisou.
Atleta paraguaio, Alejandro Avalos
De acordo com o atleta catarinense, Gabriel Zink, a expectativa para esse ano é chegar ao Campeonato Pan-Americano, que acontece no meio do ano. “Esse é meu último ano na categoria sub-dezenove, depois vou subir para uma categoria mais forte. Então eu espero atingir resultados positivos, por isso estou me preparando bastante”, destacou.
Atleta catarinense, Gabriel Zink
O Complexo Esportivo de Badminton da UFPI fica localizado no Setor de Esportes da UFPI e oferece uma arena de treinamento com seis quadras em um espaço climatizado, com salas de musculação, laboratório de avaliação física e sala de fisioterapia. Além desses equipamentos esportivos, ainda disponibiliza alojamento, auditório e salas de reunião.
Treino da pré-temporada 2024