Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI é laureada com Prêmio Mestra da Arte Brasileira do Ministério da Cultura

Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 10h29

WhatsApp Image 2024 01 02 at 13.30.58

Docente do Departamento de Artes da UFPI, Yolanda Carvalho

A professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Yolanda Carvalho, do Departamento de Artes, foi agraciada pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023. O resultado final, que saiu dia 22 de dezembro de 2023, trouxe a lista em que a professora ganha destaque como única piauiense entre os concluintes. Vale ainda mencionar que a indicação da docente ao prêmio partiu de seus ex-alunos, Pablo Marquinho e Roniel Sampaio-Silva.

Yolanda Carvalho é xilógrafa, e utiliza a técnica não apenas por ser encantadora, mas também por desempenhar um papel lúdico no ensino aprendizagem. Segundo a professora, ela utiliza dessa arte em exposições e oficinas para que o discente possa pensar sobre o mundo que o rodeia através de sua arte.

O prêmio tem como objetivo o fomento e difusão da memória das artes no Brasil, por meio do reconhecimento e valorização da trajetória de agentes aclamados por coletividades a partir de sua contribuição e atuação como referência, para os segmentos de artes visuais, circo, dança, música e teatro – além daqueles que transitam entre as linguagens, propostos como “artes integradas.

Como a única representante do Piauí no prêmio em 2023, Yolanda Carvalho foi agraciada na categoria de artes visuais. Emocionada ao receber o prêmio, a professora comenta: "Foi surpreendente, não poderia dimensionar a minha emoção, ser reconhecida pelo Ministério da Cultura como Mestra da Arte Brasileira é um marco importantíssimo. Ao longo dos meus mais de 50 anos dedicados à arte, educação e cultura popular, ainda me sinto em construção, aprendendo e compartilhando meu conhecimento todos os dias", afirma.

Apesar dos desafios enfrentados ao transmitir a cultura brasileira para seus alunos, Yolanda Carvalho destaca que todos foram superados através da imersão nos livros e pessoas que contribuíram para seus estudos. Ela pontua que a atividade docente é ser amiga de seus alunos, entendendo que o magistério é uma forma de promover e motivar os jovens à pesquisa e à arte.

WhatsApp Image 2024 01 02 at 13.34.39

Exposição realizada pela professora Yolanda Carvalho

A professora ressalta também a importância da educação em fazer os alunos enxergarem o valor da arte na universidade e em suas vidas. "Fazê-los participar do social e do cultural, para que possam desempenhar suas profissões sem receios e seguros de si, por serem motivados a caminhar", conclui.

O Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 tem como intuito fomentar e difundir a memória das artes no Brasil, valorizando a trajetória de agentes destacados nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro, além das chamadas "artes integradas". Com a participação de 737 propostas de indicação de mestres e mestras de todo o país, a professora Yolanda Carvalho foi a única do Piauí a receber o reconhecimento.

O trabalho da professora Yolanda Carvalho demonstra a importância do papel do ensino e da valorização da cultura brasileira, além de destacar o potencial artístico e educacional presente na Universidade Federal do Piauí. A premiação reforça a relevância das artes no cenário nacional e a necessidade de valorizar talentos regionais que contribuem para a diversidade e riqueza cultural do país.

Confira o resultado final do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023.

Confira mais fotos dos trabalhos de Yolanda Carvalho:

WhatsApp Image 2024 01 02 at 13.34.40 1

WhatsApp Image 2024 01 02 at 13.34.40