Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes piauienses ganham 232 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2023)
Início do conteúdo da página

Estudantes piauienses ganham 232 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2023)

Imprimir
Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 09h12

WhatsApp_Image_2023-12-31_at_16.38.43.jpeg

Solenidade de premiação no Cine Teatro da UFPI

Criada em 2016, a Olimpíada Nacional de Ciências integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de ensino fundamental ou médio que ocorrem anualmente. Ela é um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), cadastrado na Universidade Federal do Piauí como Projeto de Extensão. A execução em nível de Brasil é coordenada pela UFPI.

Segundo o Coordenador Nacional, professor Jean Catapreta, da UFPI, atualmente a ONC é a única Olimpíada Interdisciplinar do Brasil envolvendo, Química, Física, Biologia, Astronomia e História.

Em 2023, houve a participação de 4,88 milhão, sendo 115 mil somente do Piauí. Ao total, somando menções honrosas e medalhas, foram 20 mil para todo Brasil, sendo 1.012 do Piauí.

Este ano de 2023, segundo o professor José Milton Dias Matos da Química da UFPI e coordenador Estadual, foram contemplados com medalhas 232 estudantes de 21 cidades do Piauí.

Para o Reitor Gildásio Guedes, a Olimpíada. Nacional de Ciências (ONC), marca de forma positiva umas das muitas ações sociais da UFPI, pois projeta a boa imagem da universidade e do estado para toda a nação brasileira.

Tem o reconhecimento do Governo Federal e da ONU pelas premiações distribuídas com maior quantidades para o sexo feminino e por integrar o Ecossistema de Olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais com estudantes do ensino fundamental ou ensino médio.

Com financiamento de 1,5 milhão de reais anuais do MCTI e patrocínio da Petrobrás de 500 mil reais, a ONC 2023 teve 4.989 municípios de todo o Brasil com estudantes participantes. Mais de 100 professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação da UFPI envolvidos.

Fim do conteúdo da página