Solenidade de premiação no Cine Teatro da UFPI
Criada em 2016, a Olimpíada Nacional de Ciências integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de ensino fundamental ou médio que ocorrem anualmente. Ela é um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), cadastrado na Universidade Federal do Piauí como Projeto de Extensão. A execução em nível de Brasil é coordenada pela UFPI.
Segundo o Coordenador Nacional, professor Jean Catapreta, da UFPI, atualmente a ONC é a única Olimpíada Interdisciplinar do Brasil envolvendo, Química, Física, Biologia, Astronomia e História.
Em 2023, houve a participação de 4,88 milhão, sendo 115 mil somente do Piauí. Ao total, somando menções honrosas e medalhas, foram 20 mil para todo Brasil, sendo 1.012 do Piauí.
Este ano de 2023, segundo o professor José Milton Dias Matos da Química da UFPI e coordenador Estadual, foram contemplados com medalhas 232 estudantes de 21 cidades do Piauí.
Para o Reitor Gildásio Guedes, a Olimpíada. Nacional de Ciências (ONC), marca de forma positiva umas das muitas ações sociais da UFPI, pois projeta a boa imagem da universidade e do estado para toda a nação brasileira.
Tem o reconhecimento do Governo Federal e da ONU pelas premiações distribuídas com maior quantidades para o sexo feminino e por integrar o Ecossistema de Olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais com estudantes do ensino fundamental ou ensino médio.
Com financiamento de 1,5 milhão de reais anuais do MCTI e patrocínio da Petrobrás de 500 mil reais, a ONC 2023 teve 4.989 municípios de todo o Brasil com estudantes participantes. Mais de 100 professores e estudantes de Graduação e Pós-Graduação da UFPI envolvidos.