Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Enfermagem realiza campanha do Dezembro Vermelho em Hospital Psiquiátrico
Início do conteúdo da página

Curso de Enfermagem realiza campanha do Dezembro Vermelho em Hospital Psiquiátrico

Imprimir
Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 14h44

20231220_155625.jpg

Ação foi realizada no Hospital Areolino de Abreu

O Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu uma série de atividades ao público de usuários e trabalhadores do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu-HAA com participação especial de alunos da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, sob a supervisão da Profa. Márcia Astrês Fernandes, que idealizou e organizou o evento. Na ocasião, foram realizadas palestras educativas e, especialmente, nessa quarta-feira (20), realizou-se Testes Rápidos e Aconselhamento, com foco no HIV, Síflis, Hepatite B e C. A Profa. Márcia destacou a importância da prevenção e  detecção precoce dessas doenças para promover a saúde não somente física, como a emocional, visto que são doenças impactantes na qualidade de vida das pessoas.

A atividade teve parceria da Coordenação Estadual de Doenças Transmissíveis, CTA Estadual,  Hospital Areolino de Abreu e a Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI . “Enfrentar a epidemia de HIV/ Aids se dá a partir de ações conjuntas e parcerias. E o objetivo dessa ação é sensibilizar gestores e população em geral, para a importância do diagnóstico precoce, para o controle desse vírus no nosso estado", destacou Cristiana Portela, Coordenadora do CTA Estadual – SESAPI.

Para a doutoranda do PPGEnf, Emanoela Fernandes, a implementação de testagem rápida em profissionais de um hospital psiquiátrico fortalece a eficácia no diagnóstico precoce, bem como oportuniza melhores condições para o enfrentamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao envolver a participação de alunos da pós-graduação, destaca-se a importância de integrar, na assistência, às atividades de pesquisa e extensão. Isso resulta em uma prestação de cuidados mais abrangente, sensível e pautada na ciência, proporcionando uma abordagem holística.

Campanha Dezembro Vermelho 

A Campanha Dezembro Vermelho é uma iniciativa brasileira que ocorre durante todo o mês de dezembro. Ela foi instituída no país em 2017, por meio da Lei 13.504, e objetiva conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao HIV/Aids. A importância da Campanha Dezembro Vermelho reside na necessidade de ampliar o conhecimento da população sobre o HIV, incentivando a prevenção, a realização periódica de testes e o tratamento precoce. 

Além disso, busca reduzir o estigma em torno das pessoas vivendo com HIV/Aids, promovendo a solidariedade e o respeito à diversidade. A mobilização durante esse período contribui para a construção de uma sociedade mais informada, engajada na prevenção e no apoio àqueles afetados pela doença. O mês de dezembro foi escolhido simbolicamente para concentrar as atividades de conscientização, culminando no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro.

Destaca-se que de acordo com o Boletim Epidemiológico - HIV e Aids 2023, houve um aumento de 17,2% nos casos de infecção pelo HIV no Brasil entre os anos de 2020 e 2022. Jovens de 15 a 24 anos correspondem a 23,4% desses casos. Paralelamente, as taxas de detecção de sífilis adquirida também apresentaram aumento, atingindo níveis superiores ao período pré-pandemia, com um crescimento de 23% entre 2021 e 2022, alcançando 99,2 casos por 100.000 habitantes.

De acordo com a professora Márcia Astrês, esses dados ressaltam a urgência de reforçar as ações de prevenção, conscientização e tratamento relacionadas ao HIV/Aids e às Infecções Sexualmente Transmissíveis. "O aumento nos casos destaca a necessidade de estratégias mais eficazes na promoção do sexo seguro, facilitação do acesso a testes, profilaxias pré/pós-exposição, mecanismos de prevenção combinada e tratamentos, bem como a implementação de programas educativos direcionados, especialmente para os grupos mais vulneráveis", disse.

Confira mais fotos:

20231220_153545.jpg

20231220_153304.jpg

Fim do conteúdo da página