Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reinaugurada a galeria de Reitores no Salão Nobre da UFPI

Reinaugurada a galeria de Reitores no Salão Nobre da UFPI

Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 10h11

adda9a71-6ba1-464d-8031-3ba6022b4b3a.jpg

Espaço fica localizado no Salão Nobre da Reitoria

Em solenidade no Salão Nobre da Reitoria, foi reinaugurada, nesta quarta-feira (20), a galeria dos Reitores da Universidade Federal do Piauí. Com riqueza e significado histórico, o projeto de recuperação das fotos foi feito pelo Operador de Câmera de Cinema e TV da Superintendência de Comunicação Social (SCS/UFPI), Manoel Eduardo Sousa Filho.

422a03dc-09f9-4b29-8239-752249c99395.jpg

Da esquerda para a direita: Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e o Operador de Câmera de Cinema e TV da UFPI, Manoel Eduardo Sousa Filho

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou que a galeria reverencia a trajetória acadêmica da Instituição, destacando os líderes que moldaram sua evolução ao longo dos anos. “É um projeto ótimo do Manoel Eduardo, recuperando as fotografias dos reitores e apresentando também um pouco das fotos históricas na Universidade. Manoel Eduardo é um pesquisador, é um homem que está com muita atuação em todas as áreas da ciência e da tecnologia. As fotos foram bem trabalhadas por ele, recuperadas lindamente, uma vez que trazem de volta figuras importantes para a Universidade”, disse.

Manoel Eduardo destacou que todo o acervo foi digitalizado e, em alguns casos, aprimorado com recursos de inteligência artificial. Cada quadro, representando os reitores ao longo dos anos, passou por um processo minucioso de revitalização. “O objetivo vai além da galeria, envolvendo o resgate de todo o acervo e o reconhecimento das pessoas nele retratadas. Cada reitor tem uma história única, e a intenção futura é lançar um livreto detalhando as realizações de cada gestão”, finalizou.

Vale mencionar ainda a participação de Ada Lacerda, como fotógrafa, e a Chefe de Gabinete da Reitoria, Carminda Luzia da Fonseca Reis Silva, como incentivadora do projeto.