Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI celebra Natal com passeio terapêutico com pacientes para conhecerem decoração natalina de Teresina

Última atualização em Terça, 19 de Dezembro de 2023, 09h56

Ações humanizadas são fundamentais para a evolução do processo terapêutico e a criação de sentimento de pertencimento

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai realizar um passeio terapêutico, nesta quarta-feira, 20, com pacientes da unidade hospitalar. O objetivo é levá-los para conhecer a decoração natalina em diversos pontos de Teresina.

As comemorações natalinas em ambientes hospitalares têm se mostrado não apenas um gesto simbólico, mas uma ferramenta poderosa na humanização do tratamento, proporcionando melhoria na experiência dos pacientes e na atmosfera do local.

O passeio começará a partir das 17h30. Uma equipe de profissionais de saúde do HU-UFPI/Ebserh vai levar alguns pacientes internados do hospital, entre cinco e dez pacientes, selecionados de acordo com suas condições de saúde.

O passeio terapêutico terá a participação do Coral do HU-UFPI/UFPI, que cantará músicas natalinas. A previsão é de que o trajeto contemple a avenida Frei Serafim, com parada final no Palácio de Karnak, sede oficial do Governo do Piauí, cujo jardim é enfeitado todos os anos para o Natal.

A Terapia Ocupacional iniciou com a ideia, que foi abraçada por uma equipe multiprofissional, enfermagem, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médico, assistente social, psicologia, todos participarão do passeio, assim como o coral do HU, comandando pelos regentes Juniel Pereira e Silvio Cesar.

Humanização em foco

A humanização na saúde é um conceito que ganha cada vez mais destaque, reconhecendo a importância de tratar não apenas a condição médica, mas o paciente como um todo, considerando suas emoções, valores e desejos. Em hospitais, a celebração do Natal desempenha um papel vital nesse processo, contribuindo para amenizar o impacto emocional que muitas vezes acompanha a internação. Essas ações têm o poder de elevar o ânimo dos pacientes, proporcionando uma pausa na rotina hospitalar e reforçando a esperança na recuperação.

De acordo com a Terapêutica Ocupacional do HU-UFPI/Ebserh, Danielle Rodrigues, o hospital, a doença, a distância de lar proporciona um sentimento de incertezas, o medo da morte, o paciente está afastado do seu meio social. “O passeio terapêutico proporciona o contato com o mundo lá fora, desviando a atenção do paciente da doença e focando na esperança. Em um momento de festividades como o Natal, sair um pouco do hospital faz com que a fé e a esperança sejam renovadas, melhorando o bem-estar, aumentando a autoestima”, disse.

Sobre a Ebserh

O HU-UFPI faz parte da Rede Ebserh desde 2012. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

*Com informações HU-UFPI