Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI assina ordem de serviço para construção do Centro de Convivência e do Instituto do Amor

Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 16h28

WhatsApp Image 2023 12 18 at 15.27.51

Da esquerda para direita, Prof. Gildásio Guedes Fernandes, Reitor da UFPI; e Prof. Paulo Márcio, diretor do Hospital Universitário.

Na manhã desta terça-feira, (18), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), assinou a ordem de serviço para a execução das construções do Centro de Convivência do hospital e da estrutura física do Instituto do Amor – Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Essa iniciativa marcará um importante marco na saúde pública do estado, já que será o primeiro serviço público do Piauí dedicado exclusivamente ao tratamento do câncer.

Além da assinatura da ordem de serviço, o evento também contou com a entrega de 60 novas camas hospitalares, longarinas e outros bens essenciais para o funcionamento adequado do hospital. O senador Marcelo Castro esteve presente durante a cerimônia.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou a importância dos recursos destinados ao hospital universitário para o tratamento de câncer. “Todos os investimentos aqui feitos, serão de extrema relevância daqui a algumas décadas, quando poderemos constatar o impacto positivo que a instalação de uma unidade especializada em câncer terá no estado. O "Instituto do Amor" será responsável por cuidar da saúde dos piauienses e de todos os brasileiros que buscarem atendimento no HU”, afirmou.

A implantação dessa unidade especializada trará grandes benefícios para a população, pois irá ampliar a oferta de tratamento oncológico no estado. Atualmente, muitos pacientes precisam se deslocar para outras regiões em busca de atendimento, o que gera gastos elevados e inconveniências. Com o Instituto do Amor em funcionamento, os piauienses terão acesso a tratamentos modernos e de qualidade, sem precisar deixar o estado.

O diretor do Hospital Universitário, Prof. Paulo Márcio, destaca a importância do momento e agradece a todos os apoiadores pela entrega. “Hoje, tivemos a honra de realizar a assinatura da ordem de serviço do Instituto do Amor do Piauí, o primeiro hospital dedicado ao tratamento do câncer em nosso estado. Essa é uma notícia que enche nosso coração de esperança e otimismo, pois sabemos o grande impacto que o câncer pode trazer na vida das pessoas e suas famílias. E, podendo oferecer um local especializado e dedicado ao tratamento dessa enfermidade, é um passo fundamental para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Cada passo dado em direção a uma saúde mais humana e eficaz é fundamental para a melhoria da qualidade de vida de nossa população.”, concluiu.

O Centro de Convivência, por sua vez, busca proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado para os pacientes em tratamento, oferecendo espaços de lazer, descanso e interação, visando a melhoria da qualidade de vida durante o período de internação.

A assinatura da ordem de serviço representa um passo importante no avanço da saúde pública no Piauí, demonstrando o comprometimento da universidade em oferecer tratamentos de excelência e infraestrutura adequada para a população. Com essas conquistas, espera-se que mais vidas sejam salvas e que o estado tenha uma saúde cada vez mais fortalecida e capacitada para enfrentar os desafios futuros.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2023-12-18_at_15.27.51.jpeg