Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI concede título de Professora Emérita a Inez de Sampaio Nery

UFPI concede título de Professora Emérita a Inez de Sampaio Nery

Última atualização em Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 15h02

IMG 20231215 161616 copy

Solenidade ocorreu no Cine Teatro da UFPI

Na sexta-feira (15), a Universidade Federal do Piauí concedeu o título de Professora Emérita a Inez de Sampaio Nery. Em virtude de seus serviços prestados à UFPI e a sociedade piauiense, ela tornou-se a primeira a receber o título de Professora Emérita do Curso de Enfermagem. A solenidade de outorga foi realizada no Cine Teatro e teve seu início a partir das 16h, sendo possível acompanhar o evento através da transmissão ao vivo por meio da UFPI TV, canal oficial da Universidade no YouTube.

IMG 20231215 WA0061

Professora Emérita Inez de Sampaio Nery

Em entrevista, a professora comentou a respeito do recebimento do título. “A priori, não esperava esse título, mas recebi e estou muito alegre e feliz. Muita gratidão aos dirigentes da Universidade Federal do Piauí e ao Departamento de Enfermagem. É um momento que vale a pena. Quer dizer, não é um título que é só meu, ele é nosso, é de todo o grupo que está aqui, porque realmente a gente não faz muita coisa sozinha. A gente tem que ter ajuda de muitas pessoas e realmente, é só gratidão”, declarou. Ainda durante sua declaração, Inez falou um pouco mais a respeito da recepção do título: “Inesperado, mas recebo com muita alegria”, acrescentou a professora Inez.

IMG 20231215 WA0051 copy copy

Administração Superior da UFPI concede título de Professora Emérita

O Reitor Gildásio Guedes dissertou em relação a importância do reconhecimento dos profissionais: “A Universidade Federal do Piauí faz justiça quando reconhece o trabalho dos seus docentes. O trabalho dos docentes é um espelho da área em que o docente atuou”, afirmou. Ele também discorreu sobre a concessão do título e os serviços prestados à UFPI aos cidadãos piauienses por parte da professora. “Ela contribuiu para a formação de muitos, destacando alunos, ex-alunos, docentes atuais do grupo, tanto em nível de graduação quanto em nível de pós-graduação. A Universidade concede esse título, Professor Emérito, aos que de certa forma contribuíram desde a sala de aula, passando pelos programas especiais, chegando aos trabalhos de pesquisa e as publicações de artigos, que é o caso da professora Inez de Sampaio.”

IMG 20231215 WA0049

Karla Nery, filha da professora emérita, falou um pouco sobre o recebimento do título por parte de sua mãe. “É com muita alegria que nós recebemos essa notícia que a mamãe ia ser homenageada com a primeira professora emérita do curso de Enfermagem da UFPI e, recentemente, nós descobrimos que não só do Departamento de Enfermagem, mas do Centro de Ciências da Saúde. Um reconhecimento para quem dedicou boa parte da sua vida, não só ao curso de enfermagem e ao cuidar, mas a esta Universidade, onde ela lecionou por muito mais de 50 anos”, expressou.

Confira mais fotos:

IMG-20231215-WA0057.jpg