Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Certificação das turmas da EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica em Teresina e União (PI)

Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 15h43

WhatsApp_Image_2023-12-15_at_15.01.03_1.jpeg

Solenidade de certificação dos alunos da EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica em Teresina e em União

A Universidade Federal do Piauí, por meio do Colégio Técnico de Teresina, realizou a solenidade de certificação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica em Teresina e em União, nos dias 13 e 14 de dezembro, respectivamente. Ao todo, foram certificados 356 alunos nos cursos de Horticultor Orgânico, Processador de Frutas e Hortaliças, Esteticista de Animais Domésticos, Agricultor Familiar, Piscicultor, Operador de Sistemas de Irrigação, Auxiliar Técnico em Agropecuária e Agricultor Familiar Polivalente.

A Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, profa. Virgínia Muniz destaca que os cursos de Formação Inicial e Continuada ofertados na modalidade EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica por meio dos Colégios Técnicos de Teresina, Floriano e Bom Jesus e em parceria com as Secretarias Municipais de Educação contribuem significativamente para a inserção deste público no mundo do trabalho, uma vez que jovens e adultos recebem capacitação técnica para o exercício de suas profissões, melhorando assim a vida de suas famílias e da comunidade.

O Diretor do Colégio Técnico de Teresina, prof. Francisco Edinaldo Pinto Mousinho pontua que estas parcerias fortalecem o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, ao mesmo tempo em que oportuniza a estes jovens e adultos uma educação profissional de qualidade, o que possibilita a geração de renda para estas famílias.

Para a Coordenadora do Programa EJA Integrada à EPT do Colégio Técnico de Teresina, profa. Cristiane de Albuquerque Lopes, esta é uma oportunidade de estudo para este público que já estava fora de sala de aula há muito tempo, além de proporcionar a eles a inserção no mundo do trabalho. "As parcerias com as Prefeituras fortalecem o Programa e constituem-se em uma força conjunta para que possamos ofertar a estes jovens e adultos a educação profissional", relata a profa. Cristiane Lopes.

A Gerente da EJA em União, Jussimara Araújo do Carmo e a Diretora de Ensino de União, Silmara Delian Brasil Freire relatam que a parceria entre UFPI e SEMED/União, propiciou a permanência do aluno em sala de aula ao motivá-los para as aulas, as quais foram ministradas com bastante excelência. Além disso,  os cursos ofertados faziam parte da realidade cultural dos alunos, o que aumentou o interesse em participar das aulas e que essa permanência era um dos grandes desafios com o fito de diminuir a evasão.

Ao final das solenidades, o aluno destaque de cada polo recebeu um kit empreendedor, no qual constam  ferramentas, sementes, caixa d'água, regador, calcário para que esse aluno possa iniciar o seu próprio negócio e dar o primeiro passo para a sua independência financeira.

Vale mencionar que na solenidade, realizada em Teresina, estava presente o Secretário municipal de Educação de Teresina, Nouga Cardoso; o Coordenador Geral da EJA do município de Teresina, professor Francisco Rodrigues; Já na cidade de União, marcou presença o Prefeito Gustavo Medeiros; em ambas as solenidades estiverem presentes professores, os diretores das escolas e os apoios administrativos da EJA.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2023-12-15_at_15.03.12.jpeg