Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Último concerto da Camerata de Violões da UFPI celebra o Natal

Último concerto da Camerata de Violões da UFPI celebra o Natal

Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 16h09

WhatsApp_Image_2023-12-13_at_18.54.26.jpeg

Apresentação aconteceu no Auditório Salomé Cabral no CCE/UFPI

Na noite de ontem, (13), a Camerata de Violões da Universidade Federal do Piauí (UFPI) encantou o público em seu último concerto que ocorreu no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE). O evento, dedicado ao Natal, reuniu amantes da música e admiradores do trabalho do grupo.

A Camerata de Violões da UFPI, formada por alunos e professores do curso de Música da Universidade, é um projeto de extensão que visa desenvolver e valorizar a prática coletiva de violões. Sob a coordenação do professor Edson Figueiredo, o grupo busca proporcionar aos estudantes uma experiência única de aprendizado e aprimoramento musical. Além disso, destacou que para o momento, houve uma seleção de músicas principalmente voltada para o manejo do violão, buscando a valorização de composições.

WhatsApp_Image_2023-12-13_at_18.10.09.jpeg

Estudante do Curso de Música, Sabrina Leal Abreu

O concerto começou com obras clássicas, executadas magistralmente pela Camerata. A aluna, Sabrina Leal Abreu, do 8º período do curso de Música da Instituição, fala sobre a alegria de participar do grupo e o engrandecimento do evento. “Tocar em grupo é algo muito importante. Aprendemos muito com o pessoal, através do companheirismo e do amor pela música que a gente tem. Os ensaios são maravilhosos e, hoje, podendo mostrar ao público nosso empenho contínuo, nos mostra o quanto vale a pena toda nossa entrega em trazer o melhor”, afirma.

A Camerata de Violões da UFPI é conhecida por sua versatilidade musical, explorando diferentes estilos e gêneros em seus concertos. Durante o evento, o grupo também apresentou arranjos de peças da música popular brasileira.

WhatsApp_Image_2023-12-13_at_18.53.47.jpeg

Ao centro da foto, o professor Edson Figueiredo

De acordo com o professor Edson Figueiredo, o concerto é voltado para os amantes da música e para aqueles que valorizam a cultura local. "A Camerata de Violões da UFPI realiza encontros 2 vezes por semana, para estudo de partituras e ensaios. É definitivamente um grupo a ser acompanhado de perto, trazendo sempre concertos memoráveis, em que a música clássica e a popular podem caminhar juntas, encantando e inspirando a todos", finalizou.