Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes da UFPI e grupo de teatro "Os Federais" apresentam peça especial de Natal

Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 11h23

WhatsApp Image 2023 12 14 at 08.27.29

Espetáculo teatral dedicado ao Natal ocorre no Cine Teatro da UFPI

Na última quarta-feira (13), promovida pelos alunos do curso de Inglês como comemoração das festas de fim de ano, aconteceu, a partir das 18 horas, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, a primeira apresentação da peça teatral “Um Conto de Natal” do romancista britânico Charles Dickens.

WhatsApp Image 2023 12 14 at 08.27.34 copy

Professora Érica Fontes, organizadora da peça

A apresentação foi realizada por alunos da disciplina de Literatura Inglesa II, juntamente ao grupo de teatro “Os Federais”, projeto de extensão da UFPI, que pesquisa a respeito de performance e linguagem teatral, e conta com a colaboração da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC). A professora Érica Fontes, organizadora do espetáculo, comentou a respeito do processo de preparação dos alunos. "A gente ensaiava às terças e quintas, normalmente. Hoje é quarta e chegamos mais cedo para ensaiar também. A gente fazia exercício de corpo, voz e relaxamento com intuito de preparar para a interpretação dos papéis, mas também conversamos um pouco sobre o background do texto", afirmou a docente.

WhatsApp Image 2023 12 14 at 08.26.47

Yan Lima, caracterizado como Ebenezer Scrooge

O estudante do sexto período curso de Letras-Inglês, Yan Lima, interpretou o personagem principal da trama natalina, Ebenezer Scrooge. Em entrevista, ele discorreu a respeito de sua vivência. "Foi uma experiência única. Desde que entrei na Universidade, eu sempre falo em fazer algo diferente. Eu já sou assim um pouco da aula do teatro, então essa peça caiu como uma luva, associando todo o conhecimento que eu tinha de teatro e tudo, trazendo isso para a universidade", expressou. Ele ainda ressaltou que a peça se conecta com as aulas e trouxe a prática, além da teoria. “Muitas vezes a gente vê em teoria como são as histórias, as narrativas, quando a gente vai estudar a literatura. E a peça trouxe essa oportunidade de ver na prática, não só para a gente, mas especialmente para quem vai nos assistir.”.

Daniela Damasceno, intérprete do Natal Futuro, dissertou em relação como foi para ela participar de uma peça sobre este momento tão especial do ano. "Esse conto, em específico, é um dos mais famosos do Natal. Foi uma oportunidade esplêndida. Eu, pelo menos, quando tive que sair do palco depois que o Scrooge percebe que ele precisa mudar a vida dele pra transformar o futuro, eu me arrepiei toda", declarou a aluna do curso de Inglês.

WhatsApp Image 2023 12 14 at 08.26.31

Estudante do Curso de Inglês, Daniela Damasceno

Ao ser perguntada a respeito da importância da realização do espetáculo, ela revelou que considera isso algo essencial. “Eu considero imprescindível, porque é a nossa cultura. Também influencia bastante na forma como a gente interpreta o mundo, e participar de teatro é difundir a forma de visão de mundo que a gente tem para os outros. É uma partilha enorme. A Universidade está aí para proporcionar esse momento de partilha, de comunhão, de conhecimento. Eu não trocaria essa experiência", enfatizou.

Na próxima terça-feira, 19 de dezembro, uma segunda apresentação da peça será realizada no Cine Teatro a partir das 18 horas. A entrada do evento é franca.