Dia da Pessoa com Deficiência Visual: Comunidade da UFPI recebe acolhimento e têm fortalecimento de políticas estudantis

dia_da_pessoa_com_deficiência_visual.jpg

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU/UFPI) tem uma variedade de serviços que visam auxiliar os estudantes com deficiência, possibilitando o seu desenvolvimento, independência, inclusão social e sobretudo sua permanência no ensino superior.  

“O NAU faz o acolhimento destes estudantes, ouvindo suas histórias e fazendo a mediação com professores e entidades sobre suas demandas”, diz Rafaela Santiago, assistente social que faz parte do Núcleo. 

“Há serviços voltados para questões acadêmicas e pedagógicas: atendimento psicológico, pedagógico e social, feito pelas assistentes sociais com orientações”, conta Maria Dilma Andrade, pedagoga do Núcleo, além de ser uma pessoa com deficiência visual. 

Além de todos estes serviços, o NAU ainda oferece a Bolsa de Inclusão Social (BINCS), em que o estudante pode escolher algum colega para receber um valor monetário em troca de auxiliá-lo durante suas atividades na instituição. 

Mais do que isso, também há a alternativa de conseguir o Auxílio Inclusão Digital, sendo possível, por meio deste, adquirir equipamentos de Tecnologia Assistiva, facilitando assim seu desenvolvimento acadêmico.