Alunos da graduação prestigiando a exposição
Teve início na segunda-feira (11), a primeira exposição de arte de Saúde Pública e Parasitologia: “I ParasitandoArte: a arte no contexto da Saúde Pública associada à Parasitologia”, organizado pela professora Daniela Reis Joaquim de Freitas e pelo professor Osmar de Oliveira Cardoso. O evento, que segue até sexta-feira (15), foi realizado no auditório do Departamento de Parasitologia e Microbiologia (DPM), localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS). Com uma abordagem criativa e lúdica, o “I ParasitandoArte” tem como objetivo aproximar a compreensão sobre os aspectos biológicos, sociais e culturais relacionados aos parasitas e às doenças parasitárias.
As organizadoras do evento, profa Girlene Figueiredo e profa Luanna Evangelista, com a coordenadora, profa. Daniela Freitas
A mesa de abertura contou com a presença da coordenadora do projeto, a profa. Daniela Reis Joaquim de Freitas, a profa. Luanna Soares de Mello Evangelista, professora de Parasitologia e também organizadora do evento e a profa. Girlene Soares de Figueiredo, Chefe do Departamento de Parasitologia e Microbiologia e colaboradora do evento.
As obras carregam mensagens educativas sobre prevenção, tratamento e os desafios enfrentados na área da Parasitologia, tornando mais acessível o entendimento sobre sua importância na Saúde Pública.
Segundo a professora Daniela Freitas, organizadora da exposição: "Este evento é importante para que os alunos conheçam de forma lúdica e divertida da Educação em saúde, mais especificamente, a Parasitologia, um tema considerado de difícil acesso e compreensão por parte dos mesmos”.
Os depoimentos de alunos demonstram que essa abordagem inovadora através da arte é relevante para Educação em Saúde, como destaca a aluna Luiza Ester Alves, aluna egressa de Ciências Biológicas da instituição: “às vezes parece que arte é distante do mundo científico, mas elas andam lado a lado, se faz Ciências também através da arte. Compartilhar saberes técnicos de forma criativa engloba públicos distintos. Por que não entender Ciências através de manifestações artísticas?”.
De acordo com Antônio Rosa, mestrando do programa de Pós-Graduação em Enfermagem: “É importante ter eventos assim, na área de saúde pública e coletiva, que nos auxiliem como profissionais de saúde a trabalhar esse problema de saúde tão grave, que são as parasitoses”.
Confira algumas obras de arte apresentadas no evento: