Diante da restrição orçamentária enfrentada pela Universidade Federal do Piauí nos últimos anos, a Diretoria Administrativa adotou uma estratégia de mitigação dos efeitos dessa contenção. O diretor administrativo, Alberto Dias, passou a articular com os órgãos do poder executivo federal a doação de bens patrimoniais para a UFPI, com isso, busca garantir o bom desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas da Instituição.
Reitor Gildásio Guedes e o presidente do TRT, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha
Como resultado desse trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho doou 200 computadores e 25 switchs de rede para a UFPI. A entrega foi feita na manhã de hoje (11), na sede da presidência do TRT, com a presença do reitor Gildásio Guedes; presidente do TRT, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha; pró-reitor da PROPLAN, Luís Carlos Sales; diretor administrativo da UFPI, Alberto Dias; juiz auxiliar da presidência do TRT, Adriano Craveiro; diretor geral do TRT, Adilson Freire; e secretária geral da presidência do TRT, Marta Lusardo. Durante a solenidade, foi encaminhada a entrega posterior de seis veículos e de mobiliário do TRT para a UFPI.
Em seu pronunciamento, o reitor Gildásio Guedes agradeceu os responsáveis pela doação e destacou a relevância da ação para a Universidade. "A UFPI recebe as doações de bom grado. Pela Universidade, agradecemos a luta do diretor Alberto Dias. Agradecemos ao TRT por estar enxergando a Universidade com essa doação que é muito relevante e que terá impacto no ensino, pesquisa e extensão", destacou
Docente e egresso da UFPI, o presidente do TRT, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha, frisou que tem conhecimento das restrições orçamentárias da Instituição. Ele também externou gratidão à UFPI pela contribuição na sua formação e carreira. "Todo piauiense que está fazendo a diferença no Estado, deve ter passado pela UFPI. Quem estiver numa posição de poder ajudar a UFPI, assim como o IFPI e outras instituições que fazem tanto pelo nosso Estado, tem mais que obrigação de cumprir esse dever", ressaltou.
Reitor Gildásio Guedes e Alberto Dias entregam placa ao presidente do TRT
Com a doação de hoje, chega a 600 o número de computadores recebidos para utilização nas unidades acadêmicas e laboratórios. A UFPI já recebeu 13 veículos e vai chegar a 19 com a nova doação do TRT, alguns veículos serão destinados aos campi fora de sede. "Essa ação é de suma importância. Vamos poder economizar recursos e ver a possibilidade de diminuir alguns contratos, com a finalidade de trazer economia para a Instituição. Com os veículos, os campi terão maior capacidade de logística no desenvolvimento das atividades inerentes às unidades de ensino", destacou Alberto Dias, diretor administrativo da UFPI.
Representantes da UFPI e do TRT
No decurso da solenidade, o reitor Gildásio Guedes e o diretor Alberto Dias fizeram a entrega da placa "Amigo da UFPI, amigo da educação", que reconhece e homenageia aqueles que contribuem com a Universidade e com a educação.