Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > GEPAR/UFPI realiza I Encontro de Educação Patrimonial de Altos-PI
Início do conteúdo da página

GEPAR/UFPI realiza I Encontro de Educação Patrimonial de Altos-PI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 16h27

gepar_1.png

Foto: Kamila Feitoza, GEPAR, 2023

No dia 27 de novembro, a equipe do Grupo de Estudos em Patrimônio Arqueológico da Universidade Federal do Piauí (GEPAR/UFPI) realizou o “I Encontro de Educação Patrimonial de Altos-PI”. Sob a coordenação da Professora Elaine Ignácio e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), o evento teve como palco a Escola Cívico Militar Antônio Inácio de Oliveira e contou com a organização dos alunos do GEPAR: Kai Morais, Kamila Feitoza e Lívia Ribeiro.

As preparações para o evento começaram no dia 25 de novembro, quando uma equipe do GEPAR composta pelas discentes Hudna Sousa, Téo Santana e Marina Sousa se deslocou até a escola juntamente com os organizadores e foram recepcionados pelo professor Paulo Rogério para montar as estruturas necessárias e garantir que tudo estivesse pronto para o dia 27 de novembro. A programação do encontro foi dividida em dois momentos. Pela manhã, as atividades foram direcionadas aos alunos, enquanto à tarde, um minicurso foi oferecido aos professores.

De acordo com a professora Elaine Ignácio, a jornada matinal iniciou-se com uma escavação, onde os alunos do 9º ano foram guiados por membros e parceiros do GEPAR em uma experiência prática da metodologia arqueológica. Divididos em três equipes, coordenadas pelos próprios alunos do grupo, os jovens arqueólogos exploraram a terra em busca de artefatos que pudessem revelar segredos enterrados no solo da escola.

gepar_2.pngFoto: Kamila Feitoza, GEPAR, 2023

A seguir, uma atividade de prospecção permitiu aos estudantes percorrerem os espaços da escola em busca de materiais que considerassem interessantes, desde artefatos antigos cuidadosamente posicionados pelos monitores até objetos mais contemporâneos, como tampas, garrafas e utensílios de metal e plástico. A fase final da manhã reuniu os participantes em um momento de compartilhamento, onde os materiais coletados foram examinados e discutidos. Os monitores aproveitaram a oportunidade para explicar aos alunos o processo de curadoria, desde a chegada do material ao laboratório até a sua direção para a reserva técnica.

O encerramento das atividades matinais foi marcado por uma cerimônia de certificação, onde os alunos foram reconhecidos e celebrados por sua participação ativa nas atividades. 

À tarde, os professores foram envolvidos em um minicurso ministrado pela Professora Elaine Ignácio. Os temas abordados incluíram arqueologia, educação patrimonial e arte rupestre, atraindo profissionais de diversas áreas, como história, geografia e biologia.

A diretora da escola, Antônia Maria dos Anjos Borges, expressou sua visão inovadora sobre as atividades do GEPAR, destacando que proporcionam uma nova perspectiva da arqueologia, pouco conhecida pelos alunos. “As atividades são algo inovador para a escola, mostrando uma nova forma de ver a arqueologia, pouco conhecida pelos alunos”, afirmou.

Para o estudante Ícaro Henrique dos Santos Rocha, o evento representou uma experiência fora do habitual ambiente escolar: “É algo inusitado na escola que mostra o nosso passado e conversa com o nosso presente”, disse o aluno.

Segundo a professora Elaine Ignácio, o “I Encontro de Educação Patrimonial de Altos-PI” deixou sua marca como uma iniciativa educacional, enriquecendo a compreensão dos alunos e professores sobre a arqueologia e seu papel na preservação do patrimônio histórico.

O evento também contou com a presença da Secretária da Educação Sônia Maria Lira dos Santos, da diretora da ECIM Antônio Inácio de Oliveira Antonia Maria dos Anjos Borges e da diretora geral de Ensino Márcia Beatriz. A presença delas marcou também o início de uma parceria com o Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia.

gepar_3.png

Foto: Kamila Feitoza, GEPAR, 2023

Fim do conteúdo da página