Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes participa da posse dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil
Início do conteúdo da página

Reitor Gildásio Guedes participa da posse dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil

Imprimir
Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 16h30

WhatsApp_Image_2023-12-11_at_14.57.49.jpeg

Reitor Gildásio Guedes e os 37 empossados no Palácio de Karnak

Na manhã desta segunda-feira (11), o reitor da UFPI Gildásio Guedes esteve presente no lançamento da Campanha de Matrículas 2024 das Escolas Seduc e na posse dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, no Palácio de Karnak. Durante a solenidade de lançamento, o governador, Rafael Fonteles, e o secretário da Educação, Washington Bandeira, empossaram 37 coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

A UAB propõe democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no país. Foi através da UAB que foi criado o Centro de Educação Aberta e à Distância da UFPI (CEAD), que hoje está presente em 48 municípios, sendo 46 no Piauí e 02 na Bahia, e oferta 17 cursos de graduação. 

Em 2024, a UBA disponibilizará 6.300 vagas para licenciaturas, 1.050 vagas para bacharelados e tecnólogos e 3.000 vagas para especializações; totalizando 10.350 vagas.

Reitor Gildásio Guedes (Foto: Ascom Governo do Estado do Piauí)

Para o reitor Gildásio Guedes, o aumento no número de oferta de vagas “é o resultado da junção de esforços na melhoria da qualidade dos profissionais, abrindo oportunidades para democratizar o acesso ao ensino superior.” O gestor ainda destacou que através da criação do Centro de Educação Aberta e à Distância da UFPI (CEAD) foi possível oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região.  

Governador Rafael Fonteles exalta trabalho do CEAD/UFPI (Foto: Ascom Governo do Estado do Piauí)

O Governador Rafael Fonteles destacou a mudança que o Piauí atravessa na educação, ao sair de uma situação de alto índice de analfabetismo para um dos estados que mais disponibiliza oportunidades de ingresso a um curso superior. "O Piauí hoje é o estado que tem o maior número de pessoas, percentualmente falando, no ensino superior na região Nordeste". Em discurso, o Chefe do Executivo exaltou o trabalho feito pela Universidade no ensino a distância através do Centro de Educação Aberta e à Distância da UFPI (CEAD) na popularização do acesso à educação superior de qualidade. 

Fim do conteúdo da página