Reitor Gildásio Guedes e os 37 empossados no Palácio de Karnak
Na manhã desta segunda-feira (11), o reitor da UFPI Gildásio Guedes esteve presente no lançamento da Campanha de Matrículas 2024 das Escolas Seduc e na posse dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, no Palácio de Karnak. Durante a solenidade de lançamento, o governador, Rafael Fonteles, e o secretário da Educação, Washington Bandeira, empossaram 37 coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A UAB propõe democratização, expansão e interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no país. Foi através da UAB que foi criado o Centro de Educação Aberta e à Distância da UFPI (CEAD), que hoje está presente em 48 municípios, sendo 46 no Piauí e 02 na Bahia, e oferta 17 cursos de graduação.
Em 2024, a UBA disponibilizará 6.300 vagas para licenciaturas, 1.050 vagas para bacharelados e tecnólogos e 3.000 vagas para especializações; totalizando 10.350 vagas.
Reitor Gildásio Guedes (Foto: Ascom Governo do Estado do Piauí)
Para o reitor Gildásio Guedes, o aumento no número de oferta de vagas “é o resultado da junção de esforços na melhoria da qualidade dos profissionais, abrindo oportunidades para democratizar o acesso ao ensino superior.” O gestor ainda destacou que através da criação do Centro de Educação Aberta e à Distância da UFPI (CEAD) foi possível oferecer educação gratuita e de qualidade à população piauiense e de criar cursos que atendam às necessidades socioeconômicas de cada região.
Governador Rafael Fonteles exalta trabalho do CEAD/UFPI (Foto: Ascom Governo do Estado do Piauí)
O Governador Rafael Fonteles destacou a mudança que o Piauí atravessa na educação, ao sair de uma situação de alto índice de analfabetismo para um dos estados que mais disponibiliza oportunidades de ingresso a um curso superior. "O Piauí hoje é o estado que tem o maior número de pessoas, percentualmente falando, no ensino superior na região Nordeste". Em discurso, o Chefe do Executivo exaltou o trabalho feito pela Universidade no ensino a distância através do Centro de Educação Aberta e à Distância da UFPI (CEAD) na popularização do acesso à educação superior de qualidade.