Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro Regional de Paleontologia (PALEO NE) acontece na UFPI
Início do conteúdo da página

Encontro Regional de Paleontologia (PALEO NE) acontece na UFPI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 11h28

IMG_20231208_110146.jpg

Solenidade de abertura no Auditório do CCN/UFPI

A Universidade Federal do Piauí sediou, entre os dias 8 e 10 de dezembro, o Encontro Regional de Paleontologia (Paleo NE). Na solenidade de abertura, ocorrida na manhã do dia 08/12 no auditório do Centro de Ciências da Natureza (CCN), no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, o evento contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; do Prof. Edmilson Moura, diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN); de José Sidiney Barros, pesquisador do Serviço Geológico do Brasil; do Sr. Andrei Costa, Vice-presidente do CREA-PI; do Prof. Paulo Henrique Gomes de Lima, presidente da Academia de Ciências do Piauí e do Prof. Juan Carlos Cisneros, presidente da Comissão Organizadora do Evento. Após a abertura solene o evento recebeu como palestrante Paulo Miranda Nascimento (Pirulla), paleontólogo, zoólogo, youtuber, palestrante e divulgador científico brasileiro.

Em sua fala, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destaca a importância de valorizar essas áreas, bem como o empenho da Universidade em mostrar-se aberta ao incentivo de pesquisas. “Entendemos que a estas pesquisas não tratam apenas sobre descobrir o passado, mas também sobre preservá-lo e valorizá-lo. Afinal, nosso patrimônio arqueológico é uma herança preciosa que deve ser resguardada para as futuras gerações. Não há dúvidas de que o estado do Piauí, com sua riqueza cultural e patrimonial, possui um potencial arqueológico imenso. Sua terra abriga vestígios de antigas civilizações e cada resquício arqueológico encontrado é um pedaço de nossa história sendo resgatado, preservado e estudado. Assim, reafirmamos nosso compromisso em continuar incentivando e fortalecendo a arqueologia e a paleontologia no Piauí, apoiando pesquisas, capacitando profissionais e promovendo a conscientização sobre a importância desses campos de estudo. Sabemos que, juntos, podemos construir uma sociedade mais consciente e valorizadora da nossa história, preservando e explorando o rico patrimônio do nosso querido estado”, afirma.

reitor copy

Prof. Gildasio Guedes Fernandes, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O presidente da Comissão Organizadora do Paleo NE, Prof. Juan Carlos Cisneros descreve a satisfação pela realização do evento e em trazer ao estado o resgate e valorização da história das nossas raízes, fortalecendo a identidade cultural do povo piauiense. “Este evento é uma oportunidade ímpar para discutir e disseminar conhecimentos sobre as riquezas históricas e culturais presentes no estado do Piauí, possibilitando a troca de experiências, compartilhamento de descobertas arqueológicas e debater estratégias de preservação do patrimônio cultural piauiense”, concluiu. Além disso, o professor também destacou que a área de estudo em discussão vai além do estudo do passado, pois dialoga com outras ciências, como a Antropologia, a História e a Geografia. Dessa forma, ao promover o evento, há o incentivo da pesquisa e da formação de profissionais capacitados nesses campos, enriquecendo o cenário acadêmico e científico do estado do Piauí.

O evento contou com a participação de alunos de diferentes instituições de ensino e cursos variados. Entre eles, do curso de Biologia da UFPI, campus Ministro Petrônio Portella, os discentes João Victor Honorato Paiva, Lucas de Carvalho Amorim Abreu e Heitor Henrique Sousa Nascimento.

alunos

Alunos representantes do campus Ministro Petrônio Portella durante o evento

IMG_20231208_110304.jpg

Fim do conteúdo da página