Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro Regional de Paleontologia (PALEO NE) acontece na UFPI

Encontro Regional de Paleontologia (PALEO NE) acontece na UFPI

Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 11h28

IMG_20231208_110146.jpg

Solenidade de abertura no Auditório do CCN/UFPI

A Universidade Federal do Piauí sediou, entre os dias 8 e 10 de dezembro, o Encontro Regional de Paleontologia (Paleo NE). Na solenidade de abertura, ocorrida na manhã do dia 08/12 no auditório do Centro de Ciências da Natureza (CCN), no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, o evento contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; do Prof. Edmilson Moura, diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN); de José Sidiney Barros, pesquisador do Serviço Geológico do Brasil; do Sr. Andrei Costa, Vice-presidente do CREA-PI; do Prof. Paulo Henrique Gomes de Lima, presidente da Academia de Ciências do Piauí e do Prof. Juan Carlos Cisneros, presidente da Comissão Organizadora do Evento. Após a abertura solene o evento recebeu como palestrante Paulo Miranda Nascimento (Pirulla), paleontólogo, zoólogo, youtuber, palestrante e divulgador científico brasileiro.

Em sua fala, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destaca a importância de valorizar essas áreas, bem como o empenho da Universidade em mostrar-se aberta ao incentivo de pesquisas. “Entendemos que a estas pesquisas não tratam apenas sobre descobrir o passado, mas também sobre preservá-lo e valorizá-lo. Afinal, nosso patrimônio arqueológico é uma herança preciosa que deve ser resguardada para as futuras gerações. Não há dúvidas de que o estado do Piauí, com sua riqueza cultural e patrimonial, possui um potencial arqueológico imenso. Sua terra abriga vestígios de antigas civilizações e cada resquício arqueológico encontrado é um pedaço de nossa história sendo resgatado, preservado e estudado. Assim, reafirmamos nosso compromisso em continuar incentivando e fortalecendo a arqueologia e a paleontologia no Piauí, apoiando pesquisas, capacitando profissionais e promovendo a conscientização sobre a importância desses campos de estudo. Sabemos que, juntos, podemos construir uma sociedade mais consciente e valorizadora da nossa história, preservando e explorando o rico patrimônio do nosso querido estado”, afirma.

reitor copy

Prof. Gildasio Guedes Fernandes, reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

O presidente da Comissão Organizadora do Paleo NE, Prof. Juan Carlos Cisneros descreve a satisfação pela realização do evento e em trazer ao estado o resgate e valorização da história das nossas raízes, fortalecendo a identidade cultural do povo piauiense. “Este evento é uma oportunidade ímpar para discutir e disseminar conhecimentos sobre as riquezas históricas e culturais presentes no estado do Piauí, possibilitando a troca de experiências, compartilhamento de descobertas arqueológicas e debater estratégias de preservação do patrimônio cultural piauiense”, concluiu. Além disso, o professor também destacou que a área de estudo em discussão vai além do estudo do passado, pois dialoga com outras ciências, como a Antropologia, a História e a Geografia. Dessa forma, ao promover o evento, há o incentivo da pesquisa e da formação de profissionais capacitados nesses campos, enriquecendo o cenário acadêmico e científico do estado do Piauí.

O evento contou com a participação de alunos de diferentes instituições de ensino e cursos variados. Entre eles, do curso de Biologia da UFPI, campus Ministro Petrônio Portella, os discentes João Victor Honorato Paiva, Lucas de Carvalho Amorim Abreu e Heitor Henrique Sousa Nascimento.

alunos

Alunos representantes do campus Ministro Petrônio Portella durante o evento