Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PET - Pedagogia promove VI Diálogos Pedagógicos no Auditório do CCE
Início do conteúdo da página

PET - Pedagogia promove VI Diálogos Pedagógicos no Auditório do CCE

Imprimir
Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 14h58

Bate-papo_acadêmico-9.jpg

VI Diálogos Pedagógicos foi realizado no Auditório Salomé Cabral (CCE/UFPI)

Para trazer à tona questões vividas pelos professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, o VI Diálogos Pedagógicos ocorreu na quarta-feira, dia 6 de dezembro, no auditório do Centro de Ciências da Educação da UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella com o tema “O cenário da Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios, incumbências e novos caminhos”. 

Tendo as professoras Marta Queiroz e Maria de Nazareth Martins como palestrantes, a tutora do PET, Hilda Mara Lopes como coordenadora da mesa e a estudante Maria Gabriela Lima Araújo, do quinto período do curso que vem trazer à discussão sua experiência como estagiária da área. A mesa foi mediada pelo petiano Hítalo Silva Próspero, responsável por propor o tema do evento, além de fazer parte da organização juntamente com os outros estudantes do PET - Pedagogia. 

Bate-papo_acadêmico-12.jpg

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/UFPI), Hilda Mara

“Sempre trazemos temas que estão sendo discutidos no âmbito da educação e que carecem de um debate para a comunidade acadêmica e para a sociedade. É interessante ressaltar que o tema deste ano foi proposto por um petiano porque eles estão nas escolas públicas e trouxe esta temática a partir da experiência vivida”, conta a professora Hilda Mara, tutora do PET. 

Ela ainda ressalta algumas dessas dificuldades: salas lotadas, exaustão mental e emocional, a necessidade de apoio frente a alunos que precisam de acompanhamento especializado, mas não o possuem. “São inúmeros desafios enfrentados que impactam os professores tanto no âmbito pessoal quanto profissional, e assim trazemos essa discussão para que os estudantes em formação inicial tenham conhecimento da realidade e encontrem caminhos para poder enfrentar essas dificuldades e atuar de forma saudável, como profissional que merece ser respeitado e ter uma vida digna”, completa.

Bate-papo_acadêmico-11.jpg

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/UFPI), Marta Queiroz

Marta Queiroz, professora da graduação em Pedagogia e do Mestrado em Comunicação, estava participando pela primeira vez do Diálogos: “Trouxe para conversarmos a questão de problematizar a escola que temos hoje, as concepções que permeiam a escola e as práticas, partindo também das experiências e manifestações dos estudantes de pedagogia e as expectativas que eles criam acerca da sua ação docente”, afirma ela. 

Como professora das disciplinas de Pesquisa I e Pesquisa II no curso de licenciatura em Pedagogia, Marta está em contato com os meios abordados no evento, educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, diariamente. “Desde 2010 discuto o campo da educação infantil e das práticas docentes, como também trago a dimensão de pensar essa criança movida ou atravessada pelas tecnologias digitais”, conta ela, trazendo a perspectiva da educomunicação para a discussão, o que é muito relevante no cenário atual da educação e do próprio desenvolvimento humano. 

Bate-papo_acadêmico-10.jpg

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE/UFPI), Maria de Nazareth

A professora Maria de Nazareth que além de ser coordenadora do grupo PIBID - Cativar, do curso de Pedagogia, também é coordenadora do projeto Observatório do Brincar que foi responsável pela ativação da Brinquedoteca do CCE. Já participou de alguns projetos do PET - Pedagogia, inclusive a publicação de dois e-books. 

Nazareth foi convidada exatamente por ter experiência direta com as áreas de discussão do evento: “Acabamos de completar um ano de ação do PIBID, portanto fizemos um balanço da experiência dos alunos, então veio a convergir para a discussão que vamos fazer aqui hoje porque foi trazido esses desafios, incumbências e caminhos, sobretudo o que o próprio PIBID foi conseguindo produzir nas escolas”, infere ela. 

A professora relata que alguns questionamentos comuns dos alunos do PIBID são: “O que é a sala de aula do ensino fundamental?”; “Quais conteúdos devo trabalhar?”; “O que é essa relação que estabeleço com a criança para que ela entre na discussão do conteúdo, consiga compreender e cumpra as tarefas?”; “Quais estratégias deram certo, quais não deram?”; “Como fazer o diagnóstico das crianças que precisam de acompanhamento especializado?”.

Bate-papo_acadêmico-14.jpg

Hítalo Próspero, bolsista do PET - Pedagogia

Hítalo Próspero, bolsista do PET - Pedagogia, fez a mediação da palestra e também foi o estudante que propôs o tema para o grupo. “O tema surgiu após um seminário em uma das disciplinas, falar sobre como se encontra o cenário da docência no contexto da educação pública e discutir como está a situação dos professores e trazer à tona tudo o que está envolto da nossa profissão”, relata ele. 

O estudante conta que a ideia inicial era trazer professores da rede pública para participar da discussão, mas acabou não dando certo, por isso chamaram a professora estagiária da rede pública de Teresina, Gabriela Araújo, para fazer essa participação que contribuiu com sua experiência como iniciante no campo da docência, mas que já se vê cercada de todos esses desafios evidenciados pelas professoras.

Veja mais fotos:

Bate-papo_acadêmico-4.jpg

Bate-papo_acadêmico-2.jpg

Bate-papo_acadêmico-16.jpg

Fim do conteúdo da página