Sessão solene em homenagem aos 30 anos de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI)
Na manhã desta quarta-feira (6), na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), aconteceu sessão solene em homenagem aos 30 anos de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). O evento contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes; do Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto; e também do ex-deputado federal e professor aposentado da UFPI, Nazareno Fonteles, reconhecido como autor da lei que deu origem à instituição.
Em sua fala, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, parabenizou as três décadas da FAPEPI de dedicação ao financiamento de projetos de pesquisa científica, tecnológico e inovação no estado do Piauí e celebrou a parceria das instituições. “A FAPEPI está presente em grande parte das nossas atividades por meio dos seus editais, e também do seu objetivo principal, que é fomentar a pesquisa. Desta forma, os programas executados pela FAPEPI têm estimulado o desenvolvimento científico-tecnológico do Piauí”, expressou.
Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes
A sessão foi aberta com a composição da bancada de honra, presidida pelo deputado estadual e Presidente da ALEPI, Franzé Silva. Na oportunidade, o deputado estadual, Francisco Limma, destacou a importância da pesquisa científica e dos avanços que ela proporciona para a sociedade, parabenizando o papel da FAPEPI no estado.
Bancada de honra na ALEPI
Neste momento de celebração, o Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto, relembrou o início da história da instituição e contou sobre sua criação, que se deu em parceria com o corpo docente da UFPI e pesquisadores da Embrapa, liderada pelo professor Afonso Sena Gonçalves, que foi diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. “Nestes 30 anos temos contribuído e vamos continuar contribuindo com a pesquisa no estado. Ainda temos muito trabalho e desafios pela frente", enfatizou.
Presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto
O Professor Afonso Sena Gonçalves, juntamente com parceiros, trabalhou em busca da concretização de um sonho que viria a beneficiar milhares de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, neste caso, a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). Criada em 1993, a FAPEPI tem desempenhado um papel fundamental no fomento e apoio à pesquisa científica no Piauí, impulsionando o desenvolvimento do estado e contribuindo para o avanço do conhecimento em diversas áreas.
O ex-deputado federal e professor aposentado da UFPI, Nazareno Fonteles, reconhecido como autor da lei que originou a FAPEPI, trouxe destaque à contribuição da FAPEPI para a pesquisa no estado e como a instituição tem colaborado para o reconhecimento na área da pesquisa desenvolvida no Piauí. Em sua fala, o ex-deputado federal, também mencionou o crescimento do uso da inteligência artificial e como o estado pode trabalhar em pesquisas nessa área. “Assim como o celular mudou a nossa vida, a inteligência artificial traz uma mudança maior ainda e as pessoas ainda nem perceberam. Então, é preciso ter uma sintonia entre o governo e a FAPEPI, no papel de estimular as universidades, que podem conhecer essa nova e potente ferramenta que expande a nossa inteligência, para que possa ser adequadamente desenvolvida aqui”, disse.
Ex-deputado federal e professor aposentado da UFPI, Nazareno Fonteles, reconhecido como autor da lei que originou a FAPEPI
Também estiveram presentes na solenidade, a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (PRPG/UFPI), Regilda Moreira-Araújo; a Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam, e docentes da Universidade Federal do Piauí.