Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Doutorandos em Ciência Animal visitam Associação Brasileira de Ovinos
Início do conteúdo da página

Doutorandos em Ciência Animal visitam Associação Brasileira de Ovinos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Os doutorandos em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí, Natanael Santos e Aurino de Araújo, visitaram a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), localizada em Bagé, Rio Grande do Sul.

Natanael Santos é engenheiro agrônomo e professor do Curso de Ciências Agrárias no Campus Professora Cinobelina Elvas. Aurino de Araújo é zootecnista. Os doutorandos são orientados pelo Prof. Dr. José Lindenberg Sarmento e, por meio de convênio entre a UFPI e ARCO, realizam suas pesquisas trabalhando com a ovinocultura.

Doutorandos em Ciência Animal pela UFPI visitam Associação de Criadores de Bovinos, em Bagé - RS

A dissertação de mestrado de Araújo, intitulada "Estrutura Genética da População de Ovinos Santa Inês no estado do Piauí", contou com apoio da ARCO na transmissão de dados importantes sobre a produção da raça no Rio Grande do Sul. Os resultados da pesquisa, segundo Araújo, apontam alguns fatores importantes, como a queda no número de animais registrados, o excesso de parentesco entre os produtos, ocasionando a queda da qualidade genética dos animais. O trabalho de Araújo aponta ainda que o incremento de outras raças, também podem ter ocasionado a diminuição do número e da qualidade do Santa Inês produzido no Piauí.

Doutorandos em Ciência Animal, Aurino de Araújo e Natanael Santos, realizam pesquisas na área de Ovinocultura

A partir dos resultados coletados e de uma nova pesquisa, a UFPI, por meio do Núcleo de Melhoramento Genético, planeja montar um programa para maximizar os acasalamentos. Uma ferramenta de informática em que os criadores possam de forma simples obter os melhores produtos para o seu rebanho e com resultados confiáveis. A ideia, segundo Natanael Santos, é disponibilizar a ferramenta, que tem com base o Programa EVA, desenvolvido na Austrália para a raça de ovino Merino Australiano, já em 2015.

Com informações: ARCO

Fim do conteúdo da página