Estudantes de Medicina durante aula no Zoobotânico em Teresina
Na busca por uma abordagem mais integrada à saúde, a disciplina de Microbiologia do curso de Medicina do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, realizou, na manhã da sexta-feira (1º), uma aula de campo visando não apenas a compreensão dos microrganismos, mas também estabelecer uma conexão mais profunda com a natureza, proporcionando uma perspectiva única e enriquecedora.
Segundo a professora da disciplina, Girlene Soares, momentos como esse são essenciais no aprendizado dos alunos para mergulharem em um novo ambiente. “Aqui, exploramos o tema da saúde única, reconhecendo que a saúde humana está intrinsecamente ligada à do ambiente, dos animais e das plantas. Resgatamos essa temática com uma abordagem renovada e aprofundada, entendendo que a ciência deve se fundamentar neste princípio para uma compreensão mais abrangente e integrada da saúde única” destacou.
Aluno do segundo período, Antônio Gabriel, destacou a importância de experiências em campo. “Essa imersão não se limitou à compreensão dos microrganismos, mas buscou estabelecer uma conexão com a natureza ao nosso redor, e com nós mesmos. Percebemos que momentos como esse na natureza desempenham um papel fundamental no aprimoramento de conhecimento”, disse.