Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > “Mercado da nostalgia e vacinação” são temas discutidos na abertura do Encontro Nacional Mídia e Dimensões do Tempo

Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 14h50

WhatsApp_Image_2023-12-04_at_22.00.54.jpeg

Mesa de abertura do Encontro Nacional Mídia e Dimensões do Tempo

Aconteceu na noite desta segunda-feira (4) a solenidade de abertura do Encontro Nacional Mídia e Dimensões do Tempo no Auditório Salomé Cabral no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (CCE/UFPI). Na oportunidade, a mesa de abertura foi conduzida pelos professores Ana Paula Goulart (ECO/UFRJ) e Igor Sacramento (Fiocruz-RJ e PPGCOM-ECO/UFRJ) com mediação da professora Teresinha Queiroz (PPGHB/UFPI). Durante a cerimônia, estiveram também presentes a coordenadora do evento e professora do curso de Jornalismo da UFPI, Ana Regina Rêgo; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Paulo Fernando de Carvalho; e o representante da FAPEPI, Pedro Soares. O evento conta com transmissão ao vivo nos canais do YouTube da RNCD Brasil e Projeto Memória da Comunicação Piauiense.

WhatsApp_Image_2023-12-04_at_22.00.54_2.jpeg

Da esquerda para a direita: o representante da FAPEPI, Pedro Soares; o Coordenador do PPGCOM, Paulo Fernando de Carvalho; e a coordenadora do evento, Ana Regina Rêgo

Segundo o professor Paulo Fernando de Carvalho, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI acolhe com muita honra o Encontro Nacional Mídia e Dimensões do Tempo. “Quero agradecer aos professores convidados, Ana Paula Goulart e Igor Sacramento, ao apoio da FAPEPI, e dizer que não só o nosso Mestrado ganha com o evento, mas todos os que estão presentes, uma vez que podemos participar de uma discussão que rica, fundamental na produção de conhecimento”, afirmou.

Iniciando a mesa, a Professora da Escola de Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), Ana Paula Goulart, fala sobre mídia e mercado da nostalgia. “Vou falar um pouco sobre esse consumo do passado, que envolve o público e também o desenvolvimento de produções audiovisuais contemporâneas. Pretendo tratar de que forma as séries e filmes se relacionam com a forma que vivemos e que nos inserimos no tempo”, explicou. Dentro da discussão, a professora Ana Paula Goulart apresentou diferentes produções midiáticas, como The Handmaids Tale e Westworld, produções que mostram um futuro, mas que ao mesmo tempo remontam a situações do passado.

Em sua fala, o professor Igor Sacramento, abordou como tema “A autoridade da experiência: testemunho, lugar de fala e a subjetividade cismada”. “Eu estou fazendo um estudo histórico sobre testemunhos de antivacinação, eu quero estudar narrativas pessoais que tratem sobre a temática. Além disso, faço a associação desses eventos com a difusão na internet. Então eu inicio a pesquisa a partir de um parâmetro importante: verificar a movimentação sobre informações, opiniões e boatos sobre vacinação em diferentes recortes temporais”, ressaltou.

Já para esta terça-feira (5) será realizada a mesa “O Tempo nas mídias na contemporaneidade: um olhar da filosofia", às 18h, no Auditório do CCE/UFPI. A discussão contará como palestrantes o professor Vanderlei Carneiro (PPGFIL/UFPI) e o professor Gustavo Silvano (PPGFIL/UFPI e PPGCOM/UFPI). A mediação ficará a cargo do professor Gustavo Said (PPGCOM/UFPI).

O evento chegará ao fim na quarta-feira (6) com a mesa “A importância da pós-graduação na democratização do conhecimento”, que acontecerá às 11h, também no Auditório do CCE/UFPI. A discussão contará como palestrante o professor Paulo Fernando de Carvalho Lopes (PPGCOM/UFPI e mediação da professora Lívia Nery (PPGCOM/UFPI).

Apresentação de trabalhos e Curso Mídia e Dimensões do Tempo

Na sexta (1º) e segunda-feira (4), o Encontro Nacional Mídia e Dimensões do Tempo iniciou sua programação com o curso Mídia e Dimensões do Tempo, sendo ofertado em dois módulos pelas professoras Ana Regina Rêgo (PPGCOM/UFPI) e Marialva Barbosa (ECO/UFRJ). Durante os dois dias também, foram realizadas apresentações de mais de 50 trabalhos em 5 Grupos de Temáticos (GTs), sendo parte exposta de forma presencial e outra na modalidade remota.

Mais informações no instagram: @memoriadojornalismopi.

WhatsApp_Image_2023-12-04_at_22.00.54_1.jpeg