Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Sob organização da UFPI, Olimpíadas Nacional de Ciências (ONC 2023) realiza solenidade de premiação

Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 16h02

ad4de029-8fb6-42da-b4e4-901b8745ea81.jpg

Na noite desta segunda-feira (04), no Cine Teatro da UFPI, aconteceu a entrega de medalhas da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2023). Participaram da solenidade o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam; o Professor do Departamento de Química da UFPI e Coordenador estadual da ONC, José Milton Dias de Matos; e o Coordenador Geral da ONC no Brasil e Professor de Química da UFPI, Jean Carlos Antunes Catapreta.

2388803f-c460-4d9a-9fb7-4071f50a0621.jpg

Da esquerda para a direita: o coordenador estadual da UNC, professor José Milton Dias de Matos; o coordenador geral da ONC no Brasil, professor Jean Carlos Antunes Catapreta; o reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes e a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam Matos

Criada em 2016, a ONC integra o ecossistema de olimpíadas do conhecimento, competições intelectuais entre estudantes de ensino fundamental ou médio que ocorrem anualmente. Atualmente, a ONC é a única olimpíada interdisciplinar do Brasil, reunindo diversas áreas do conhecimento como a biologia, química, física, astronomia e história.

O Reitor, Gildásio Guedes, ressaltou a importância da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) para a UFPI e como a Instituição desempenha um papel central no evento desde 2016. “O Piauí celebrou este ano centenas de medalhistas, superando as expectativas. Nós temos que construir todos os dias a imagem da Universidade para as pessoas, para que todos saibam que aqui é o lugar da realização de sonhos e uma porta aberta, através da qualificação profissional, movimentos políticos, sociais, e o gosto pela iniciação científica e pela pesquisa”, disse.

ac484385-6625-4e09-9490-3076153a1154.jpgReitor da UFPI, Gildásio Guedes e alunos premiados

O coordenador Estadual da UNC e professor do Departamento de Química da UFPI, José Milton Dias de Matos, destacou a evolução da Olimpíada, que inicialmente focava nas Ciências da Natureza e se expandiu para incluir outras disciplinas, além de ter contado com mais quatro milhões de inscritos em todo o país em 2023. No Piauí, 232 alunos de 21 cidades foram laureados, representando escolas públicas e particulares, do norte e sul do estado. “Para nós é muito gratificante ver o resultado hoje como essa premiação. Em uma olimpíadas de ensino todo mundo ganha, os alunos, principalmente, adquirem muito conhecimento. Toda a comunidade ganha, porque o pessoal que está aqui hoje, são os futuros profissionais das mais diversas áreas daqui alguns anos”, pontuou.

O coordenador geral da ONC no Brasil e Professor de Química da UFPI, Jean Carlos Antunes Catapreta compartilhou sua perspectiva sobre a relevância da Universidade na ONC e destacou o papel fundamental da Instituição ao fomentar a educação, incentivando jovens a se dedicarem aos estudos e à pesquisa. “A ONC representa o tripé da universidade, abrangendo ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última uma forma da UFPI ir além de seus muros,alcançando não apenas a comunidade local, mas todo o Brasi”, disse.

64d38cd9-1e66-4920-a5f5-0bdfb23bbcc3.jpgCoordenador geral da ONC no Brasil e Professor de Química da UFPI, Jean Carlos Antunes Catapreta

Antônio Paulo Mendes, aluno do segundo ano do ensino médio, expressou sua empolgação ao estar na Universidade, especialmente por sua afinidade com a matemática e o desejo de seguir carreira acadêmica. “É gratificante estar aqui. Tenho o sonho de fazer matemática aqui na UFPI, assim como o reitor. Receber essa medalha hoje, faz valer a pena todo o esforço que tive e saber que a caminhada não foi em vão”, enfatizou.

39723b61-ab86-45ff-802b-0e7cc8ebf370.jpgAntônio Paulo Mendes, aluno do segundo ano do ensino médio

A estudante do sétimo ano, Sofia Soares Pacheco Resende, compartilhou sua experiência ao participar da ONC 2023 e ser premiada, garantindo também, uma viagem a Brasília para receber a medalha. “Eu me animei muito quando eu descobri. Tenho um sonho de estudar na Universidade e cursar Engenharia”, destacou.