Evento discutiu os impactos da violência e as consequências alarmantes que a pandemia de Covid-19
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), na manhã de ontem (4), sediou uma importante palestra que abordou os impactos da violência e as consequências alarmantes que a pandemia de Covid-19 trouxe para esse cenário. Com a participação de especialistas e pesquisadores, o evento também contou com a presença do Vice-Reitor, Prof. Viriato Campelo, e trouxe à tona reflexões sobre o aumento do número de casos de violência e suas causas. Vale frisar que o momento aconteceu em parceria com a Fiocruz Piauí.
Coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional Fiocruz Piauí, Elaine Nascimento
A Coordenadora-adjunta do Escritório Técnico Regional Fiocruz Piauí, Elaine Nascimento, destacou a relevância do tema e reforçou a importância de discutir os efeitos da violência, especialmente diante do contexto pandêmico. Segundo ela, eventos como esse são fundamentais para despertar a sociedade para esse problema crescente.
"Essa pesquisa é muito importante por elementos singulares, como entender que ela visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e como o segmento de fragilidade que os agentes comunitários enfrentam, mostra o quanto eles precisam ser vistos. Então uma pesquisa, para que tenha êxito e para que chegue a se fortalecer como política pública, ela precisa ouvir os trabalhadores e as trabalhadoras que são os agentes comunitários de saúde. A violência é uma realidade que precisa ser enfrentada, já que suas consequências vão além dos danos físicos. Ela afeta a saúde mental, o convívio social e toda a estrutura familiar e comunitária. Com a chegada da Covid-19, essas consequências foram ainda mais agravadas, o que nos faz refletir e buscar soluções efetivas", ressaltou a coordenadora.
Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Anya Vieira Meyer
Durante a palestra, a pesquisadora Anya Vieira Meyer, apresentou dados alarmantes sobre o aumento dos índices de violência durante a pandemia. De acordo com os resultados, houve um significativo crescimento nos casos de violência.
"Com um foco maior nos agentes de saúde, pudemos ver como essa violência urbana afetava o cotidiano dos agentes e a capacidade que eles têm de cuidar dessa comunidade que também é vulnerável, que também está sofrendo com a violência. Sendo os locais de pesquisa Teresina, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Barbalha, percebemos que é muito importante dar esta devolutiva para os agentes comunitários de saúde e para os gestores, porque os dados que a gente coletou, os dados que nos apresentam, eles são muito preocupantes. A gente precisa voltar para a comunidade, tem que expor e pensar juntos com quem está vivendo essa realidade, o que é e o que pode ser feito", afirmou a pesquisadora.
Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, ao lado da pesquisadora Anya Vieira Meyer
De acordo com o Vice-Reitor, Viriato Campelo, a palestra proporcionou um importante espaço de debate, no qual os participantes puderam manifestar suas preocupações e compartilhar experiências. Além disso, foram discutidas possíveis ações e estratégias para combater a violência de forma eficaz e minimizar seus impactos na sociedade. “A UFPI, por meio de eventos como esse, reafirma o seu compromisso com a sociedade e busca contribuir para a construção de um futuro mais harmonioso e livre de violência”, enfatizou.