A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) lamenta o falecimento do pensador e escritor quilombola piauiense Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, ocorrido no último domingo (03).
Nascido em 12 de dezembro de 1959, na região da cidade de Francinópolis-PI, viveu boa parte de sua vida no Quilombo Saco-Curtume, em São João do Piauí, cidade onde faleceu. Atuou em movimentos sociais, tornou-se referência intelectual quilombola no país, produzindo artigos, poemas, livros e textos com destacada contribuição à literatura e à defesa do direito à terra pelas comunidades tradicionais, entre outros temas.
Para a academia, sua produção intelectual é referência em ensino, pesquisa e extensão. Esteve em mais de uma oportunidade na UFPI, onde participou de rodas de debates, palestras, eventos de extensão sobre conhecimentos tradicionais quilombolas, além de ter suas obras como referência em pesquisas e em sala de aula.
Toda a comunidade da UFPI se solidariza com familiares e amigos de Nêgo Bispo, e se une a pensadores, políticos, artistas e ativistas para homenageá-lo por suas contribuições à construção do pensamento negro brasileiro e por sua atuação em movimentos sociais.