Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI se reúne com a Academia Piauiense de Letras para discutir projeto “APL Itinerante”

Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 18h11

04d104ab-c6b0-4e2d-9420-c549c79f084a_copy.jpgAdministração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e integrantes da Academia Piauiense de Letra

Com o objetivo de discutir sobre a instalação do Projeto “APL Itinerante” na instituição, a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu no sábado (2) a Academia Piauiense de Letras no Salão Nobre da Reitoria.

Este encontro teve como finalidade promover uma maior aproximação da APL com os polos de cultura, bem como a comunidade acadêmica e externa. Sendo um projeto que foi aberto em janeiro deste ano, com a instalação da APL em São Raimundo Nonato, berço do homem americano, e em Oeiras, primeira capital do Piauí.

Em sua fala, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, articulou que a Universidade Federal do Piauí tem buscado formas de um intercâmbio mais próximo quanto às instituições do estado e da nação. “Academia Piauiense de Letras é uma instituição que nós respeitamos pelo tempo de sua existência, pelos cuidados com a cultura e com a nossa língua, de forma que receber a APL na UFPI é um prazer imenso”, expressou.

005bd04c-8cf2-404e-883e-53e422671671.jpgDa direita para esquerda: o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes e o Presidente da APL, Zózimo Tavares

Participaram da sessão o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes; a diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, Edna Maria Goulart Joazeiro; a diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), Lívia Nery; os acadêmicos Fonseca Neto, Carlos Evandro, Dilson Lages, Felipe Mendes, Fides Angélica, Francisco Miguel de Moura, Valdeci Cavalcante, Jonathas Nunes, Itamar Costa, Luiz Ayrton Santos Júnior, Magno Pires, Socorro Rios Magalhães, Moisés Reis, Nelson Nery, Oton Lustosa, Plínio da Silva Macêdo, Teresinha Queiroz, Wilson Brandão e Zózimo Tavares.

ca4d4ab0-40e3-418c-8fe7-5ed83766640e.jpgDiscussão sobre a instalação do Projeto “APL Itinerante” na UFPI

Segundo o Presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, a APL está com um projeto chamado “APL itinerante” que consiste no deslocamento da academia para vários espaços de cultura e de educação do Piauí e conta com o apoio da Universidade neste projeto. “A academia tem uma relação muito antiga e muito estreita com a Universidade Federal do Piauí, é um momento de reforçarmos esses laços, é uma cooperação mútua. E, é preciso lembrar, que a Universidade fornece muita mão de obra pra academia, intelectuais que estão lá saíram daqui, dos quadros desta Instituição”, finalizou.

O professor e acadêmico, Fonseca Neto, proferiu uma palestra sobre a Academia e a Universidade, relatando que mais de 50 professores e ex-professores da Universidade Federal do Piauí já ocuparam ou ocupam cadeiras na Academia e sobre a contribuição da UFPI. “Tem a mesma raiz, a mesma inspiração, cultivam os mesmos interesses e os mesmo rumos”, descreveu o professor, em referência à Universidade Federal do Piauí e à Academia Piauiense de Letras.

Durante a reunião, vários acadêmicos presentes se manifestaram e externaram suas lembranças e emoções dos tempos vividos na Universidade Federal do Piauí.