Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Juventude Brasileira: Cultura, diversidade e educação é destaque na abertura do IX JUBRA-Simpósio Internacional

Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 15h15

WhatsApp_Image_2023-11-30_at_15.09.54.jpeg

Mesa de abertura do IX JUBRA. Foto: CEAD/UFPI

Na noite de ontem, 29, teve início o IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, que tem como tema "Juventudes e outros modos de viver: rebeldias, resistências e autonomias". A solenidade de abertura ocorreu no Cine Teatro, com transmissão pelo canal UFPITV no YouTube.

Para dar início ao evento, diversas apresentações musicais encantaram o público. Entre elas, destacaram-se a apresentação de religiões de matriz africanas de Mãe Joelma Xangô, a bateria cabulosa da Universidade Federal do Piauí (UFPI) dos estudantes de Medicina, o quarteto de violões do Instituto Federal do Piauí (IFPI) com a participação de Anna Valentina Gonçalves cantando o hino do Piauí, a apresentação do grupo de mulheres jovens Islan Aias e os talentosos meninos do breakdance.

A mesa de honra para a abertura do IX JUBRA-Simpósio foi composta por importantes autoridades, incluindo Viriato Campelo, Vice-Reitor da UFPI; Lívia Fernanda Nery da Silva, Diretora do CEAD/UFPI; Marcoelis Pessoa Carvalho, Gerente Técnico-Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI); Eliane de Sousa Alencar Marques, Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE); Heloísa Dias Bezerra, Presidente da Rede JUBRA; Ana Beatriz Sousa Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; e Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Pós-Graduação. Além disso, destacou-se a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e de Deborah Dettmam, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI.

A cerimônia foi iniciada com um discurso da professora Lila Cristina Xavier Luz, que é a coordenadora geral do evento. Em seu discurso, Lila ressaltou: “é uma honra declarar aberta essa sessão solene em abertura ao JUBRA, é com muita alegria que sediamos esse evento na UFPI. Queremos festejar esse momento rico em cultura, diversidade e educação, e pretendemos fazer mais encontros além da 9ª edição”, afirmou.

Durante todo o evento, os participantes poderão desfrutar de uma rica programação, que inclui a presença de 14 palestrantes, mesas-redondas, grupos de trabalho, debates, conferências e apresentações de atividades científicas e culturais. O objetivo principal é promover um espaço de discussão e intercâmbio entre pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, profissionais e interessados no tema.

Eliane de Sousa Alencar Marques, diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), ressaltou a relevância do IX JUBRA-Simpósio e destacou: “Como é bom estar com os jovens, como eles têm essa capacidade de nos encher com tanta alegria e de tanta coisa boa. É assim que me sinto nesse momento por estar nessa abertura e fazer parte desse encontro que discute a educação e a juventude brasileira”, disse.

WhatsApp_Image_2023-11-30_at_15.12.24.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo. Foto: CEAD/UFPI

Para o Vice-Reitor, Viriato Campelo, a UFPI se sente honrada em receber este evento. “Sem a juventude nada seria possível, então ao longo dos dias de evento serão discutidos temas que concernem a juventude desde pesquisas científicas até assuntos com temática social e que fazem parte do cotidiano. Nestes 50 anos de UFPI, a Universidade está preocupada em se aproximar cada vez mais da sociedade”, pontuou.

No âmbito da UFPI, várias comissões docentes dos programas de Pós-Graduação em Educação, Sociologia, Política Pública e Ciência Política participam do evento, juntamente com os núcleos de pesquisa, como NUPEC, NEPEGECI, OBJUVE, ENGENDRE e NEGIF.

Nesta edição do IX JUBRA, destaca-se o Jubra Conecta+, que ocorrerá em Tendas temáticas e envolverá professores da educação básica de Institutos Federais e de Escolas Estaduais. Ao final, a juventude e esses profissionais farão a leitura da Carta das Juventudes, síntese elaborada durante o evento.

Além disso, será realizado o Jubrinha, parte das ações do Observatório do Brincar e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão sobre Educação Infantil e da Criança, em parceria com os estudantes de licenciatura. O objetivo do Jubrinha é acolher as crianças que acompanham os inscritos no JUBRA na Brinquedoteca do CCE.

Para acessar a programação completa do IX JUBRA-Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, você pode visitar o site oficial do evento: https://www.jubra2023.com.br/

WhatsApp_Image_2023-11-30_at_15.12.40.jpeg

Foto: CEAD/UFPI